Novo Sistema de Combustível – Gás Metano

Categorias: Combustível - Gás Metano - Novidades

A busca por tecnologias limpas que gerem energia sem agredir o meio ambiente é uma tendência mundial. De carros movidos a energia elétrica, híbridos que mistura combustível e eletricidade, a carros movidos a biodiesel, estudam-se todas as possibilidades de se produzir veículos cujo combustível não agrida o meio ambiente e seja proveniente de uma fonte renovável. E cada empresa vai em busca das idéias que achar mais viáveis. A empresa britânica GENeco enveredou em suas pesquisas por um caminho, no mínimo inusitado. Especializada na utilização de resíduos orgânicos a GENeco criou um sistema que usa como combustível o gás metano gerado por fezes humanas. Através de equipamentos específicos o gás é transformado em combustível quando se separa o dióxido de carbono.



Seu sistema foi montado em um Beetle da Volkswagen que foi corretamente batizado de Bio Bug. Segundo as pesquisas da empresa resíduos de setenta residências são suficientes para produzir o combustível necessário para que o carro rode dezesseis mil quilômetros e ele é capaz de atingir 183 Km/h com seu motor 2.0 Litros de quatro cilindros. Para dar a partida é necessária ainda a gasolina, mas assim que a partida é dada o carrinho passa a ser alimentado apenas pelo gás metano.

Se tal sistema vai se tornar viável para produção industrial ou se este tipo de combustível vai representar uma importante opção para um futuro de carros movidos a combustível não poluente ninguém sabe precisar. Só as pesquisas vão dizer. Mas levando-se em consideração a origem do metano utilizado neste projeto, seria bom projetar-se um sistema de escapamento também mais eficiente e menos poluidor.

Por Mauro Câmara



Fonte: UOL



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *