Filmes de ação e ficção científica expõem, de tempos em tempos, décadas em décadas, idealizações sobre futuros distantes. Várias pessoas, sobretudo nascidas em meados da década de 1980, lembram-se da trilogia “De Volta para o Futuro”, em que o DeLorean, carro e máquina do tempo, transportava as personagens entre um e outro período da história.
Um pouco mais adiante, com Sylvester Stallone e Wesley Snipes, o longa “Demolidor” ilustrou algumas perspectivas até possíveis, como é o caso dos carros conduzidos sem a necessidade de um motorista. A perspectiva, até enfadonha dependendo do ponto de vista, está próxima de virar realidade.
Desenvolvedores europeus criaram o SARTRE, que na tradução para a Língua Portuguesa significa ‘comboios seguros ao meio ambiente’. No dia 17 de janeiro, testes envolvendo a nova tecnologia foram bem sucedidos por permitirem o tráfego do veículo, sem a interferência do condutor, com base na movimentação do carro à frente.
A equipe responsável pelo desenvolvimento do SARTRE, que utiliza o GPS como referencial, garante que o sistema pode viabilizar melhor fluidez do tráfego, além de abrandar o tempo de viagens e gastos com combustíveis e, é claro, menor emissão de gases nocivos ao principal interessado: o meio ambiente.
Por Luiz Felipe T. Erdei
Fonte: Carro Online