Cadeiras com Isofix serão regulamentadas pelo Inmetro

Categorias: Cadeirinha - Inmetro - Isofix - Notícias

Finalmente o INMETRO decidiu entrar em ação e irá fiscalizar e testar o sistema que fixa a cadeira para crianças.



O INMETRO irá realizar uma consulta pública para expor a proposta de texto que irá incluir o ISOFIX na certificação compulsória. Vale lembrar que atualmente cadeirinhas que possuem Isofix são liberadas desde que também se utilizem do sistema de fixação por meio do sinto de segurança. A portaria ainda deve permanecer por mais 60 dias disponível para consulta pública para que seja apreciada tanto pela população quanto pelas partes interessadas.

Segundo porta-voz da Polícia Rodoviária Federal, o uso do dispositivo de fixação é indispensável, sendo que o número de mortes de crianças causadas por acidentes de carro caiu consideravelmente em 2012 após o uso das cadeirinhas devidamente fixadas se tornar obrigatório. A queda chega a ser de 23% do número de mortes ocorridas.

Reconhecendo a eficácia do Isofix o INMETRO decidiu então inseri-lo dentro do certificado e regulamentá-lo de vez. Estima-se que 5% dos veículos comercializados no Brasil utiliza esse tipo de fixação.



Assim que as medidas foram publicadas, fabricantes e revendedores que possuam cadeirinhas com Isofix, mesmo que de forma consorciada com outros métodos de fixação, terão 12 meses para se adequar às novas regras.

Por Fernando Setoue



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *