Nissan apresenta protótipo de Carro Autônomo

Categorias: Carro autônomo - Lançamento - Nissan - Protótipo

As montadoras estão cada vez mais preocupadas com a segurança no trânsito. É por isso que algumas veem estudando a possibilidade de fabricar um carro autônomo. A Nissan é uma delas e, no final de setembro, apresentou em Tóquio um protótipo desse veículo. "Levamos mais de 30 anos trabalhando em carros autônomos e agora nos aproximamos do nosso objetivo graças às tecnologias eletrônicas recentes", destacou a marca.



O presidente brasileiro da fabricante, Carlos Ghosn, revelou que o grupo pretende lançar o modelo em 2020. A idéia é reproduzir tecnicamente o que o homem é capaz de fazer de forma instintiva – compreender, julgar e agir – com a utilização de cinco câmeras, cinco scanners à laser e outras tecnologias de ponta para analisar o entorno e garantir uma resposta rápida diante de imprevistos.

Dados cartográficos seria o tipo de ferramenta para fazer análises e antecipar a ação do veículo em cruzamentos, parar diante da aproximação de risco de outro veículo ou desviar de qualquer item à sua frente, por exemplo, visando à segurança do motorista. Mesmo assim, as ações com o volante ainda responsabilizará o ocupante por eventuais acidentes, mas acredita-se que o índice seria drasticamente reduzido.

A empresa ainda informou que nos próximo seis anos que antecederão a data prevista para lançamento do carro ainda procurará desenvolver tecnologias que se adequem às necessidades do mercado.



Por Jaime Pargan



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *