Pneus de Inverno X Pneus 4X4 – Informações





Pneus de inverno será “a pedida” na Grã-Bretanha que poderá enfrentar um inverno particularmente rigoroso, com neve caindo logo em novembro. Para quem tem um carro de quatro rodas motrizes isso não é problema, para os demais sim.

Mas será que de fato um carro de tração dianteira com pneus de Inverno tem mais tração na neve do que um 4×4 com pneus de verão montado?

Para esta comparação foram utilizados dois Ford Kugas, ambos com motores a diesel de 2,0 litros e caixas de velocidades manuais.

Em condições de neve pneus de borracha podem ser menos aderente. Já os pneus de inverno utilizam um composto mais macio, e um padrão que é projetado melhorar a aderência em condições adversas como nos casos de neve.

No primeiro teste foi possível ver que o carro de tração dianteira com pneus de verão dificultava o trafefo, mas quando equipado com pneus de inverno, obviamente a situação se tornava muito melhor. No entanto, também foram testados o 4×4 com pneus de verão  e os resultados podem surpreendê-lo.





Com pneus de Inverno, o Kuga andou 110 metros até a encosta, enquanto o carro 4×4 só fez 13 metros, a tração nas quatro rodas do Ford Kuga com pneus de inverno apresentou uma diferença surpreendente. Havia muita aderência e o carro percorreu todo o caminho até o topo da pista de esqui íngreme sem nenhum problema.Obviamente, a melhor solução para a condução na neve é ​​ter um 4×4 com pneus de Inverno; um 4×4 de verão é tão inútil quanto um carro de duas rodas.

Os pneus de Inverno têm até três vezes mais aderência do que os pneus de Verão 'normais' quando usados na neve, e trabalha melhor em pistas molhadas, principalmente em países onde as temperaturas podem baixar cerca de até sete graus, o que pode fazer dos modelos de pneus para inverno, um utensílio fundamental.

Por Jaime Pargan

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *