Carro Novo X Carro Usado – Qual comprar?


  

Pronto! Chegou aquele momento tão esperado: é hora de trocar de carro.

Toda empolgação que vem junto com aquela alegria inicial cai por terra rapidamente quando a primeira dúvida surge à cabeça. Você tem o dinheiro, têm suas preferências por marcas e alguns modelos em mente.  No entanto, aquela famosa perguntinha sempre surge no ar: compro um zero básico ou um usado completo?

Ambas as opções são vantajosas, afinal, quem não gostaria de poder ter um carro um pouquinho melhor, ainda que tenha alguns anos de uso? Ou, quem não gostaria de ter aquele carro, zerinho, cheirando a novo, mesmo que seja um modelo um pouco mais básico?

Quando essa dúvida, tão corriqueira, aparece, deve-se analisar friamente alguns aspectos, que serão determinantes para uma boa decisão.

Primeiro: a compra será a vista ou haverá necessidade de um financiamento?

Caso você tenha todo o dinheiro e pretenda realizar uma compra à vista, a opção pelo carro usado pode ser bastante interessante. No momento em que sai da garagem, um carro zero tem uma desvalorização enorme, podendo em um ano chegar a 20% do valor pago no veículo.

Comprando um seminovo, a desvalorização passa a ser menor, dependendo do veículo pode até ser inexistente. Além do mais, a compra do carro usado em bom estado sairia aproximadamente pelo mesmo valor que um zero quilometro, porém com a vantagem de adquirir um modelo um pouco mais completo e robusto, que mesmo usado não terá uma manutenção tão complicada, com alguns acessórios a mais.

Caso haja o financiamento, o zero quilômetro torna-se interessante, pois geralmente as taxas de juros são bem menores que na compra de carros usados. Afinal, você levará para casa um carro novo, com extensas garantias de fábrica e pagando menos no valor final bruto.

Segundo: quais são as suas necessidades?




Tendo em mente o quanto se pode investir na compra de um carro, chega a hora de analisar se compensa mais o básico ou o completo. É o momento de verificar, por exemplo, o quanto se pode gastar por mês em gasolina, se vai utilizar o veículo apenas na cidade ou também para viagens longas.

O carro zero (lembrando que estamos falando de um básico) será muito útil principalmente na cidade, onde as manobras são feitas em menores espaços e o consumo é sempre maior. Já o completo, com maior potência, será mais confortável em caso de viagens longas, sendo que a diferença de consumo entre ambos fica reduzida.

Terceiro: não deixe de analisar seu sonho.

Quando se fala de negócios, costumamos falar que a razão deve superar a emoção. Porém, verificados os itens acima, não deixe de seguir o seu sonho, caso ainda esteja em dúvida.

Se você sempre sonhou em comprar um zero, vá em frente, compre, invista no sonho, ainda que ele seja mais simples. Talvez, seu próximo zero possa ser um pouquinho mais completo. Já, se o sonho da sua vida é ter aquele carro confortável, todo completo, mesmo que usado, mas que te deixe tranquilo e satisfeito ao pilotar, compre-o, pois a satisfação valerá a pena.

Um dia, quem sabe, chega o momento de você ter um zero quilômetro, mas no porte dos seus sonhos.

Por Mikhael Costa

Foto: Divulgação


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *