Volkswagen realizará altos investimentos em modernização das fábricas



A Volkswagen anunciou que investirá na modernização das fábricas e expansão do mercado, sobretudo para garantir a liderança entre as montadoras europeias e continuar sendo uma marca de referência no mundo. A empresa que foi considerada uma das mais sustentáveis no seu segmento planeja reduzir os investimentos em determinadas áreas para compensar os custos injetados na modernização das instalações.

Ao todo, a empresa alemã irá gastar cerca de 84,2 bilhões de euros (US$ 113 bilhões) até 2018 em tecnologia e no melhoramento da linha de produção. Apesar dos valores altos, os investimentos não associados irão diminuir em cerca de 500 milhões de euros, passando de 13,1 bilhões de euros para 12,7 bilhões em diferentes áreas.



Os valores serão menores devido a uma série de fatores que vão desde os custos da nova plataforma de produção, descontos de prelos, efeitos de moeda e o lucro menor sentido nos últimos anos. Contudo os planos da Volkswagen são grandiosos, já que a montadora pretende ser a maior em todo mundo, principalmente com os investimentos nas fábricas chinesas, que ao todo receberão investimentos de 18,2 bilhões de euros entre 2014 e 2018.

Segundo o presidente-executivo da companhia, Martin Winterkorn, a empresa irá manter uma gestão de investimentos e disciplina de custo como cerne das atividades. Os valores serão confirmados ainda este mês, mas é quase certo, principalmente após o conselho fiscal aprovar os gastos com fábricas pesquisas, veículos e desenvolvimento em reunião.

Vale ressaltar que a Volks já afirmou que irá investir mais de R$ 2,5 bilhões na modernização da fábrica de São José dos Pinhais (PR). As melhorias ocorrerão principalmente na implementação da nova plataforma, que permitirá produzir o Golf da sétima geração e demais veículos, como o Up!. Os investimos podem gerar empregos diretos e indiretos. Atualmente a fábrica de São José dos Pinhais produz veículos para o mercado da América do Sul. 



Por Robson Quirino de Moraes

Volkswagen realizará grandes investimentos nos próximos anos

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *