Land Rover confirma fábrica em Itatiaia (RJ)





Depois da enxurrada de projetos de fábricas de grandes montadoras confirmadas para serem instaladas no Brasil, o governo parece ter tido uma trégua no último mês. Errado. Uma nova gigante que já aprovou todos os papéis para instalar também a sua fábrica por aqui essa semana foi a Land Rover. A marca terá a sua fonte de produção na cidade de Itatiaia, divisa do Rio de Janeiro com Minas Gerais.

No próximo dia 3 de dezembro, terça-feira, os executivos que representam a marca britânica estarão ao lado do Governador do Rio de Janeiro, no Palácio Guanabara, para oficializar a construção e anunciar a localização da nova fábrica. Existe a possibilidade da participação da presidente Dilma Roussef no evento.

Em relação aos números, o investimento na construção sairá em torno de R$ 1 bilhão. Este é o valor máximo pretendido pela companhia. A expectativa é produzir mais de 20 mil veículos por ano. Antes da conclusão, a Land Rover assistiu a disputa entre as cidades vizinhas de Itatiaia e Resende, pois a primeira já foi distrito da segunda. As duas cidades passaram por uma considerada “guerra fiscal” para ver quem ficava com a produção da gigante. Mesmo com toda a burocracia, o CEO da Jaguar Land Rover, Ralph Speth, anunciou no dia 21 de novembro, que as negociações estão indo bem.

Essa região do Estado do Rio de Janeiro chamada de Sul Fluminense já possui algumas fábricas e a da Land Rover entrará, junto com a Nissan, para o leque de produções em massa que ocorrem apenas em cidades do interior. Em Porto Real encontra-se a fábrica da PSA Peugeot Citroen e em Resende, a da MAN/Volkswagen.





A chegada desta nova fábrica pode estimular ainda mais a economia do Estado que conta agora com aumento nas oportunidades de emprego e consecutivamente maior aquecimento financeiro.

Por Jaime Pargan

Land Rover Fábrica em Itatiaia

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *