SUV e Crossover – Conheça as Diferenças


  

Muitas pessoas ainda podem confundir os modelos Crossover com o SUV ou vice e versa. Geralmente o design é o principal elemento para a confusão, mas decidimos pesquisar e fazer certas comparações que podem ser úteis na hora de escolher o próximo modelo de uma das categorias.

O SUV ou  "Sport Utility Vehicle" nosso famoso utilitário esportivo é utilizado para o trabalho e para o passeio sendo capaz de passar com facilidade por obstáculos e ao mesmo tempo oferecer conforto aos ocupantes em uma grande rodovias.

Tudo começou nos anos 90 tornando os Jeepes CJ5 e CJ7 muito conhecidos por terem essas características como atenuante principal e que caiu no gosto do mundo inteiro. Entre os SUV s da categoria médio mais vendidos no ano de 2013 estão o Hilux SW4 da Toyota na Argentina, o RAV 4 também da Toyota liderando o Japão, o Trailblazer da Chevrolet foi o top de vendas aqui no Brasil e o BMW X3 atingiu seu objetivo pela Alemanha totalizando quase vinte mil unidades até o mês passado.

Esses números foram informados pelas próprias montadoras e classifica a categoria como uma das mais procuradas pela sua versatilidade. Os modelos clsssificados como Crossover foi criado pelas fabricantes para atrair os compradores com o design mais esportivo e esponjado com o mesmo conforto de um hatch, por exemplo.

O crossover não é capaz de superar certos obstáculos que o SUV faz com mais facilidade em uma trilha fora de estrada. O EcoSport é um dos modelos mais conhecidos da categoria acompanhado do Hyndai Tucson e do Chevrolet Capitiva que é considerado um crossover de grande porte.




Entre os compactos mais vendidos da categoria estão o próprio EcoSport, Renault Duster, Crossfox e Citroen C3 Aircroos (ambos aqui no Brasil), Kia Soul ma Coréia, Suzuki SX4 no Japão e Chery Tiggo no Uruguai.

Por Luciana Ávila

crossover e suv

Foto: Divulgação


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *