Fotos do novo Citroën C4 Cactus foram divulgadas

Categorias: C4 Cactus - Características - Carro - Carros - Citroen - Citroën C4 Cactus - Novidades

A Citroën tentou manter o suspense até a apresentação oficial, marcada para o Salão de Genebra, mas não conseguiu. As primeiras imagens da versão de produção do C4 Cactus vazaram na internet.



Responsável por inaugurar uma nova família de veículos dentro da Citroën, a versão definitiva do carro mantém inúmeras características do carro-conceito apresentado no Salão de Frankfurt no ano passado, como os bancos dianteiros inteiriços e os Airbumps. A data de lançamento foi escolhida no mesmo dia de aniversário de 136 anos do fundador da fabricante, André Citroën, nascido em 1878.

Mesmo sendo produzidas por computação gráfica, as imagens apontam que o carro derivado do conceito apresentado na edição passada do Salão de Frankfurt será oferecido pela marca francesa como uma espécie de “cross-hatch”, com estilo diferenciado e preço relativamente acessível. O veículo, que mistura elementos de hatchback e monovolume, deve ser mais um modelo a figurar na galeria de inovações de design da Citroën, seguindo os passos de carros como o 2CV, Traction Avant, DS original, Xsara Picasso, SM, entre outros.

Produzido com a nova plataforma modular EMP2 do grupo PSA Peugeot-Citroën, o C4 Cactus possui 4,16 metros de comprimento, 1,73 metros de largura, 1,48 metros de altura e 2,60 metros de distância entre-eixos. O porta-malas tem capacidade de carga para 358 litros



O diferencial do C4 Cactus, porém, está na cobertura denominada de Airbump, superfícies emborrachadas nos para-choques e nas laterais que são formados por um conjunto de bolhas de ar, visando proteger o carro de pequenos impactos e leves batidas. Com isso, basta substituir a bolha de ar danificada e não uma peça inteira. De acordo com a Citroën, o Airbump ainda serve como elemento decorativo, já que possui uma cor diferente da pintura da carroceria.

Os equipamentos de segurança do C4 Cactus seguem o padrão atual da marca, com múltiplos airbags (com o diferencial que o airbag do passageiro frontal não sai do painel, mas do tento, aumentando o espaço no porta-luvas), controle eletrônico de estabilidade, de frenagem e até sistema para estacionar o veículo automaticamente.

A gama de motores será composta por duas novas famílias. Uma delas é a EB Pure Tech, sendo um bloco três cilindros 1.2 THP com injeção direta de gasolina, desenvolvido em conjunto com a BMW, capaz de oferecer potência entre 110 cv e 132 cv. O outro é o Blue HDi, a diesel, que gera de 118 cv a 150 cv. Os propulsores de baixa cilindrada visam o baixo consumo de combustível e índices de emissões.

Toda a produção será concentrada na fábrica da PSA em Madrid, na Espanha. Mais informações serão divulgadas em breve.

Por Caio Polo

Foto: Divulgação



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *