CNH – Informações sobre o exame prático





Depois de aprovado em exames psicológicos, médicos e teóricos, o candidato precisa participar de cursos práticos no sentido de aprender as primeiras lições referentes ao processo de dirigir legalmente, na prática, conforme as regras para tirar a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) indica que candidatos necessitam de pelo menos 20 horas de aula cumpridas integramente para cada categoria de veículo que pretendem dirigir, visto que no mínimo quatro horas devem acontecer no período noturno.

Durante as aulas práticas, futuros condutores recebem a Licença para Aprendizagem de Direção Veicular (LADV), tipo de documento que permite ao candidato ter aulas para aprender dirigir, desde que acompanhado por instrutor.

Ao dirigir, aspirantes devem ter o LADV original, do contrário recebem seis meses de suspensão do documento, o que prejudica no tempo para encerrar o processo de habilitação. A Resolução 285/08 do CONTRAN indica que o trajeto das aulas precisa acontecer tanto nas vias rurais quanto em vias urbanas.

Depois de obter o certificado das aulas práticas, condutores precisam seguir ao exame prático, última etapa para tirar a CNH. Motos e ciclomotores têm prova em circuito fechado, ao contrário dos exames para dirigir veículos, que demandam trajeto determinado de acordo com examinadores.





Condutores reprovam quando ultrapassam três pontos negativos no exame prático. Apenas depois da aprovação em uma etapa se pode prosseguir à próxima fase do percurso. Caso repita, será necessário esperar duas semanas para marcar a nova prova. Candidatos apenas repetem as etapas que não obtiveram êxito.

Quem obtém resultado positivo depois do teste prático pode portar a PPD (Permissão para Dirigir), cuja validade dura por um ano. Durante o prazo, caso não receba multa grave, gravíssima ou rescinda as infrações médias, então candidatos recebem a CNH original. Quem ultrapassa os limites de multas impostos por lei precisa retornar o processo de habilitação desde a etapa inicial.

Por Renato Duarte Plantier

CNH - Exame pr?tico

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *