Hyundai Sonata 2015 – Nova geração traz visual renovado e características inéditas





Após estrear na Coreia do Sul há algumas semanas, a nova geração do sedan Sonata finalmente aparece oficialmente ao público ocidental. Principal atração no estande da Hyundai no Salão de Nova York, a nova geração do Sonata chega totalmente renovado e com muitos atributos para enfrentar seus rivais, em um dos segmentos mais disputados no mercado norte-americano.

Além do visual repaginado, alinhado com os mais novos modelos da marca, o novo Hyundai Sonata adota as novas características estéticas da fabricante.

A Hyundai também modificou as dimensões do sedan, fazendo com o que o novo Sonata seja mais comprido e mais largo que a geração passada. Portanto, o novo sedan possui 4,85 metros de comprimento, 1,47 metros de altura e 1,86 metros de largura. Com isso, o novo modelo passa a oferecer um espaço interno maior, tanto para os ocupantes dos bancos dianteiros quanto para os ocupantes da parte traseira, e também houve uma ampliação da capacidade do porta-malas, passando de 463 litros para 510 litros.

A fabricante sul-coreana também modificou a rigidez da estrutura do veículo, já que, de acordo com a Hyundai, o sedan passa a contar com 51% de aços de alta resistência, deixando o veículo significativamente mais sólido e firme ao rodar.

No interior, o Sonata também sofreu alterações. O sedan agora passa a contar com tecnologias inéditas, incluindo a adoção de novos equipamentos que estrearam no novo Genesis há pouco tempo. Outra novidade para a nova geração do Sonata fica por conta da oferta do sistema Apple CarPlay, que estreia o item nos modelos da Hyundai. O sistema oferecido pela Apple CarPlay, que dispõe de uma central de multimídia com tela de 8 polegadas touchscreen, promete integração completa com o iPhone e outros dispositivos da Apple. Além do Apple CarPlay, que será oferecido opcionalmente, o carro ainda terá sistema de som via satélite com SiriusXM Travel Link®, navegador via satélite (GPS), suporte ao Pandora® e aplicações SoundHound.

Completa as alterações da cabine a reformulação total do painel de instrumentos e do console central, incluindo novo volante multifuncional, novos comandos do sistema de climatização, ajuste do carro e do sistema de entretenimento.





Mecanicamente o Hyundai Sonata 2015 será disponibilizado no mercado estadunidense com duas opções de motorização. A primeira opção é um motor 2.4 E-CVVT aspirado, capaz de entregar 187 cv e torque de 24,61 kgfm. Segundo a Hyundai, esse propulsor passou por melhorias, enquanto que o sistema eletrônico de comando variável de válvulas (E-CVVT) passará a oferecer mais torque em baixas rotações, ficando também mais econômico e menos poluente.

A segunda opção, por sua vez, é o bloco 2.0 Theta II GDI E-CVVT Turbo com injeção direta de combustível, que gera 248 cv e 36 kgfm de torque. Trabalhando em conjunto com ambos os motores está uma transmissão automática de seis velocidades.

Embora os preços serão divulgados apenas no lançamento do sedan, a Hyundai iniciará as vendas do novo Hyundai Sonata 2015 até o fim deste ano.

Por Caio Polo

Hyundai Sonata 2015

Foto: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *