Mercedes-Benz deverá lançar caminhões autônomos em 2025


  

Assim como nos automóveis, o ramo de caminhões está apresentando boas mudanças para o futuro. A tradicional montadora alemã Mercedes-Benz recentemente anunciou o conceito Future Truck 2025, que deve ser apresentado em mais detalhes no Salão Internacional de Veículos Comerciais IAA em Hanover, na Alemanha. O evento deve ocorrer entre os dias 25 de setembro e 2 de outubro.   

Como o próprio nome do conceito indica, novos modelos de caminhões deverão ser produzidos para 2025. O principal destaque da iniciativa é a adoção de um sistema de condução autônomo. A tecnologia permitirá que os condutores se tornem gestores de transporte. Isso possibilitará a implantação de estações de trabalho sobre rodas, como novos campos de atuação profissional.

Foto: divulgação

Esta tecnologia permitirá o aumento na eficiência do transporte, com trânsito mais seguro, diminuição de emissões de CO2 e até otimização de percurso.  

O Future Truck 2025 tem como base o Actros 1845, equipado com 449 cavalos de potência e 224,34 kgfm de torque, conjunto a um câmbio automatizado PowerShift 3 de 12 velocidades.

No quesito itens tecnológicos, o Future Truck 2025 conta com um sensor de radar na parte dianteira inferior, que explora a região de curta e longa distância adiante do caminhão, com capacidade de alcance de 70 metros. Este sensor tem como base as ferramentas já disponíveis no Actros, como o servofreio de emergência e o sistema de controle de proximidade.

Uma câmera estereoscópica sobre o painel de instrumentos também é outro item notável. O componente conta com um alcance de 100 metros e seu objetivo é identificar pedestres e obstáculos estáticos ou em movimento.  

Há também sensores de radar para monitorar as áreas das vias à direita e à esquerda do caminhão. Eles estão instalados à frente do eixo traseiro da unidade de tração, com alcance de 60 metros e raio de 170 graus.  




Foto: divulgação

Este conceito de caminhões para o futuro iniciou tendo como parâmetro a iniciativa Shaping Future Transportation (Moldando o Transporte do Futuro) da Daimler Trucks, que visa preservar os recursos naturais, reduzir as emissões de todo tipo e ainda garantir, ao mesmo tempo, a segurança nas estradas.  

As tecnologias presentes no Future Truck 2025 estão interconectadas em rede, possibilitando um controle geral do caminhão pelo condutor. Caso necessário, o sistema intervirá na direção para manter o caminhão no centro da pista, automaticamente.  

Batizado de "Highway Pilot", o sistema de modo autônomo pode ser ativado em uma velocidade de 80 km/h. Após isso, o motorista pode girar seu assento em 45 graus no sentido horário, para um posição de descanso ou trabalho.

A tecnologia que deve estar disponível em cerca de 10 anos, será semelhante a um escritório corporativo, com um tablet removível com tela sensível ao toque para comunicação e execução de tarefas.

Por William Nascimento

Foto: divulgação


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *