Preços dos carros 0km subiram 5,3% no 1º semestre de 2014



Seja na internet, na rua, no rádio ou na TV, por todos os lados aparecem vários tipos de anúncios e ofertas de veículos zero km das montadoras. Todas com diversas opções de compra e financiamentos: seja sem entrada ou parcelada e ainda com brindes como IPVA grátis e alguns itens de série. Tudo para tentar atrair e chamar a atenção do cliente.

De acordo com a Fenabrave, no primeiro semestre deste ano, a venda de veículos no país apresentou uma queda de cerca de 3% em relação ao mesmo período no ano passado.



Sabe-se que mesmo com essas ofertas e incentivos oferecidos pelas montadoras e revendedoras para atrair clientes, não está sendo fácil reverter o baixo quadro de desempenho do setor no primeiro semestre deste ano.

Especialistas do setor culpam esse fraco desempenho a redução da oferta de crédito no Brasil e a baixa confiança do consumidor, que na maioria das vezes fica receoso em comprometer sua renda mensal. Outro detalhe que contribui para afastar os clientes das concessionárias: o aumento nos preços dos veículos zero quilômetro no mercado nacional.



Conforme levantamento feito pela revista Autoesporte, os preços divulgados nas listas sugeridas pelas marcas dos 10 carros zero quilômetro mais vendidos no Brasil aumentaram em média 5,3% entre janeiro e junho de 2014. Os especialistas afirmam que em vários casos, esses aumentos apareceram separados da chegada da linha 2015 e ocorreu devido à exigência dos itens obrigatórios de segurança como airbag duplo e freios ABS e à reposição do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) no início do ano.

Só para vocês terem uma ideia, o Fiat Siena, sedan de entrada da montadora italiana FIAT, passou por cinco reajustes e ficou em média R$ 2.200 mais caro. Já um dos concorrentes da FIAT, o Volkswagen Fox também teve a tabela alterada cinco vezes e encareceu cerca de R$ 1.700. 

Ainda de acordo com especialistas do ramo as montadoras e revendedoras adotaram a estratégia de subir os preços gradativamente para compensar parte do prejuízo até o fim do ano.

Portanto é importante o comprador avaliar e pesquisar muito antes de fechar um negócio, pois pelo que se vê o mercado de venda de veículos está em baixa e se souberem pesquisar, poderá adquirir bons descontos. Vale a pena pesquisar.

Por Valter Falinácio

Fiat Siena 0km

Volkswagen Fox 0km

Fotos: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *