O que analisar antes de comprar um carro usado?

Categorias: Carro Usado - Carros - Comprar - Dicas

Como é de costume, no segundo semestre a maioria das montadoras anunciam seus modelos recentes com novas cores, novos equipamentos e algumas melhorias. Mas a pergunta que se passa na mente de todo consumidor é a seguinte: será que vale a pena comprar um modelo de carro mais antigo ou esperar o zero quilômetro? Isso é o que você irá descobrir neste artigo.



Quando vale a pena adquirir um modelo antigo?

Para adquirir um modelo de antigo é necessário analisar de modo geral a taxa de desvalorização do produto. Se um carro possui desvalorização de 10% no primeiro ano de uso, o desconto concedido na compra do produto deverá ser maior do que essa porcentagem. Dessa forma, o consumidor lucraria com a aquisição. Os modelos que estão prestes a mudar de linha se tornam melhor equipados e mais acessíveis.

Outro ponto importante é ter cuidado com os modelos que devem ser retirados em breve do mercado. A desvalorização desses modelos pode chegar à média de 10% até 15% a mais, e isso gera um grande transtorno para o consumidor que tem em mente vender o veículo dentro de um curto período. Caso o modelo permaneça no mercado, e as mudanças na versão moderna sejam apenas superficiais não existe uma desvalorização intensa.



Caso as vantagens oferecidas pela concessionária forem boas, adquirir um modelo antigo pode ser uma excelente opção. Vale lembrar, que o cliente tem o direito de pedir descontos em acessórios e por melhores condições de pagamento. Analise sempre a taxa de desvalorização do modelo em questão no primeiro ano de uso.

Se o cliente tem em mente trocar o veículo em até seis meses, vale a pena esperar pelo modelo mais recente que muitas vezes são vendidos pelo mesmo preço da versão anterior em seu lançamento. Os modelos vendidos em até seis meses não possuem uma taxa elevada de desvalorização, tudo dependerá da quilometragem do veículo em questão.

Por Wendel George Peripato

Foto: Divulgação



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *