Bancos baixam os juros para incentivar os financiamentos de carros





Os principais bancos que atuam no Brasil baixaram os juros para o financiamento de carros. Depois de Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal é a vez do Itaú baixar a taxa de juros para o financiamento de automóveis 0KM de 1,30% para 0,99% ao mês.

Essa é uma atitude totalmente diferente das adotadas nos últimos anos devido aos calotes que bateram recordes nos últimos anos, fazendo com que os bancos focassem em operações de baixo risco tal como o crédito imobiliário e leasing.  

A diminuição será de 16,76% para 12,54% ao ano em compras parceladas em até 24 vezes. Dessa forma o banco se mostra mais desconfiado devido às perdas de mais de R$ 17 bilhões por conta de empréstimos em 2011 e 2012, cujo principal culpado foi o financiamento dos veículos. Na ocasião, os bancos aprovavam créditos com prazos de até cinco anos e com baixo valor de entrada.

O Itaú informou que a intenção é de ajudar o governo, que lançou medidas para incentivar o crédito e animar a economia automobilística, principalmente. O segmento que enfrenta fortes dificuldades e recessão, agora se vê animado, com o aumento do volume de vendas. Apesar das boas notícias, algumas montadoras estão concedendo férias coletivas aos funcionários. O próprio diretor executivo da instituição, Luis Fernando Staub, afirmou: “esta decisão é uma importante contribuição ao país para incentivar o financiamento de automóveis com crédito sustentável e estimular a economia brasileira”.

A Caixa Econômica também está agindo e vai promover juntamente com o Banco Pan e o uma promoção em 1.100 concessionárias em todo o país, com redução da taxa de financiamento tanto para carros novos quanto para carros usados. A expectativa é a concessão de até R$ 300 milhões em crédito.





Os juros baixos são um atrativo, mas o consumidor está receoso e tem uma grande incerteza com o futuro, principalmente pela alta da inflação. 

Por Robson Quirino de Moraes

Venda de carros

Foto: Divulgação



2 comentários em “Bancos baixam os juros para incentivar os financiamentos de carros

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *