Dicas para comprar seu 1º carro



Quem nunca pensou em realizar o sonho do primeiro automóvel? Em parar de andar de ônibus, de gastar dinheiro com táxis, metrô, ter um pouco mais de comodidade e praticidade?!

Isso é possível! Não importa quanto você ganhe e sim, quanto você poupa.



Um dos sonhos de muito dos brasileiros, que vivem em situação financeira de economia constante, em um país onde tudo é extremamente inflacionado e que tem que viver da forma que se pode, é adquirir um meio de locomoção com conforto, seja para transportar a família, ir ao trabalho, viajar, passear com os amigos ou até mesmo por necessidade, quando o trabalho exigir. Então, é possível comprar um veículo ganhando razoavelmente?

Eu te repondo:



– É claro que sim!

Primeiro colocaremos duas situações, e acredito que você poderá se encaixar em uma delas.

A primeira situação é: você fez um planejamento financeiro durante um tempo, tem uma quantia em dinheiro, tem ganhos mensais razoáveis e consegue arcar com uma prestação de um veículo novo!

A) Vantagens:

– Não precisará se preocupar pelos próximos 3 anos com a garantia do carro (tempo que geralmente as concessionárias oferecem como garantia a veículos novos);

– Descontos para pessoas portadoras de necessidades, idosos, entre outros;

– Brindes adicionais para seu veículo na hora da negociação, entre outras vantagens.

B) Desvantagens:

– Desvalorização. Quando se compra um veículo novo, só o fato de você retirá-lo da concessionária você já perde dinheiro;

– Gastos com seguro, dificilmente você compra um carro zero e deixa de assegurá-lo;

– Caso não seja segurado e ocorra alguma colisão, o gasto é bem maior para o conserto.

A segunda situação é: você não tem nenhum dinheiro, mas precisa muito comprar seu meio de locomoção! Pode optar pelo seminovo, que também é uma excelente opção.

A) Vantagens:

– Você compra um carro mais completo, com mais adicionais por um preço mais acessível do que um novo e básico na concessionária;

– Menor depreciação na hora da revenda;

– Custos mais acessíveis quanto à reposição de peças, entre outros.

B) Desvantagens:

– Risco de ter que gastar com peças de reposição, afinal seminovo não é novo;

– Não ter garantia alguma sobre o veículo (algumas garagens oferecem garantia de 6 meses);

– Incerteza quanto a real procedência do veículo, entre outras.

Como poupar dinheiro?

Estabeleça uma quantia “x” dos seus ganhos para retirada, como se fosse uma dívida que tenha com algo ou alguém. Guarde esse dinheiro em uma conta poupança, caso fique com receio de fazer retirada, peça para alguém de confiança guardar para você.

Especialistas dizem que a quantidade correta de guardar por mês, é equivalente a 10% de seus ganhos, por isso, economize, evite fazer contas mensais que ultrapassem seu limite de entrada, faça orçamentos para que você fique sempre dentro de seu orçamento.

Bom, como tudo tem suas vantagens e desvantagens, ficam essas dicas e esperamos ter ajudado vocês que precisam adquirir seu primeiro veículo.

Por Luciana Viturino

Comprar 1? carro

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *