CNH, CRV e CRLV terão novos dispositivos de segurança





Foi apresentado nesta quarta-feira (10), pelo Denatran – Departamento Nacional de Transito, o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CHN) e também os novos certificados de registro e licenciamento de veículos (CRV e CRLV). As modificações nos documentos foram aprovadas pelo Contran – Conselho Nacional de Trânsito e tem a finalidade de combater as adulterações, falsificações e fraudes em pagamentos de impostos dos veículos.

Os motoristas não precisam se preocupar em fazer esta troca agora, pois estes novos documentos começarão a ser emitidos apenas no início de junho de 2015, de acordo com as Resoluções 511 e 512 que foram publicadas no DOU – Diário Oficial da União e não trarão nenhum custo para as pessoas. Os novos documentos serão impressos na primeira habilitação dos novos condutores e para quem estiver renovando sua carteira de motorista ou por motivo de troca, devido à perda ou roubo.




Apesar de não sofrer uma grande alteração em seu layout, os novos modelos de CNH passarão a contar com 28 dispositivos de segurança e os CRV e CRLV ganharão 17 novos dispositivos. Dois deles contribuirão bastante com o trabalho dos agentes de trânsito no momento de fiscalizações, o CSC – Código de Segurança Cifrado, que disponibiliza informações criptografadas capazes de identificar se o documento (CNH) é verdadeiro ou teve alguma tentativa de adulteração. E nos certificados de registro e licenciamento será o QR Code, um dispositivo de segurança que funciona como um código de barras, contendo informações sobre o veículo como placa, Renavam, dados do proprietário, ano de fabricação e outras informações, que poderão ser visualizadas pelos agentes através aplicativos em smartphones próprios para este fim.

De acordo com Rone Barbosa, coordenador geral de Informatização e Estatística do Denatran, a constante atualização destes documentos é necessária, pois ajuda a reduzir as fraudes e contribui para um aumento da segurança dos condutores. Barbosa lembrou ainda que a última atualização da CNH aconteceu há oito anos.


As alterações na parte gráfica e nos dispositivos de segurança foram elaboradas em conjunto entre o Denatran, o Contran, a Polícia Federal e os departamentos de trânsito de todos os estados do Brasil.

Por André F.C.

CNH

Foto: Divulgação



1 comentário em “CNH, CRV e CRLV terão novos dispositivos de segurança

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *