Dicas básicas para dirigir de forma segura





Dirigir bem no trânsito é mais do que uma obrigação de todo cidadão, um dever. Mesmo com tantas leis vigoradas em nosso país, as pessoas ainda não tomam consciência de suas ações no trânsito, para saberem que pode custar não somente sua vida, mas as vidas de outras pessoas também.

Para dirigir bem no trânsito, independente do tipo de veículo, é necessário:

1. Respeitar pedrestes

A primeira coisa que aprendemos nos Centros de Formação de Condutores (CFC), é que devemos dar prioridade para os pedestres. Isso quer dizer que sempre que quando virmos um pedestre atravessar na faixa, por exemplo, ele terá que ter prioridade e ser respeitado, independente do sinal nessa hora.

Caso contrário, o motorista correrá o risco de perder pontos em sua carteira ou até de perdê-la, se for o caso. Essa é uma das principais medidas tomadas para prevenir acidentes de trânsito com pedrestes, o qual antes tinha um índice muito alto. 

2. Respeite as sinalizações

Outro ponto muito importante é respeitar as sinalizações de trânsito, pois são elas que ditam corretamente como devemos agir nas ruas e nas estradas.





Sem elas, o trânsito seria completamente turbulento – no sentido amplo da palavra – e não teríamos nenhum tipo de segurança, além de não sermos informados corretamente qual direção seguir em um determinado rumo.

Por isso, devemos prezar por um respeito pelas placas de sinalização e também pelos semáforos, que nos diz como e quando devemos prosseguir.

Enfim, no geral, devemos sempre lembrar de seguir corretamente todas as regras de condução nas ruas, pois, desta forma, também estamos agindo corretamente conforme as leis de trânsito.

Caso essas leis não forem cumpridas devidamente, o motorista terá que enfrentar sérias consequências, as quais envolvem punições severas, que são desde multas, pontos na carteira e até a perda da própria carteira de motorista.

Por Daniela Almeida da Silva

Foto: divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *