História e surgimento do Salão de Detroit





O Salão de Detroit teve suas portas abertas pela primeira vez entre 9 e 15 de dezembro do ano de 1907, tendo hoje mais de cem anos. A história do Salão acompanha a história do automobilismo e a cidade de Detroit até hoje é referência mundial para a indústria de carros.

O primeiro evento foi organizado pela Detroit Area Dealer Association (DADA) formada no mesmo ano e visava atrair o público para a modernidade trazida pelos automóveis. Na época a exposição contou com 30 veículos (22 a gasolina, 7 de propulsão elétrica e 1 movido a vapor) e 17 expositores. Na época o evento era conhecido como Detroit Auto Show e não tinha todo o glamour e grandeza observado nos eventos atuais, mas certamente foi responsável por dar o pontapé inicial para os salões do automóvel de hoje em dia, inclusive o Ford modelo T foi lançado nesse evento. O carro é conhecido por popularizar os automóveis nas Américas.

Vale ressaltar que apenas 12 anos tinham se passado desde que o primeiro carro havia cruzado as ruas de Detroit e foi nessa cidade do estado de Michigan que surgiu a primeira concessionária de automóveis dos EUA em 1898. A cidade em poucos anos se tornou um polo industrial, atraindo várias indústrias automobilísticas entre as quais podemos citar a General Motors e a Chrysler. A cidade se tornou a capital mundial do automóvel. Em 1910 o estado de Michigan concentrava quase metade das unidades fabris automobilísticas de todo o país.

Nos anos 30 mais de 300 veículos foram apresentados em salões do automóvel realizados em Detroit, inclusive grandes clássicos hoje reconhecidos como os Cadillacs V16. Os anos 30 foram terríveis para o mercado devido à quebra da Bolsa de Valores de Nova York em 1929 mesmo assim os salões se mantinham repletos de novidades para o público. Nos anos 30 também o Salão de Detroit foi responsável por apresentar ao mundo os primeiros conceitos de aerodinâmica presentes em automóveis.





O Salão apresentou ao mundo joias raras como o Thunderbird, o Corvette de 1954, o Chevrolet Bel Air e o Cadillac Eldorado. Nota-se que no Salão de Detroit grandes sucessos mundiais foram apresentados.

Por Nosf

Sal?o de Detroit de 1907

Foto: Divulgação



1 comentário em “História e surgimento do Salão de Detroit

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *