Mazda 626 – Surgimento do modelo no mercado automobilístico





O Mazda 626 estreou nas pistas em outubro de 1978 sendo sucessor dos modelos 616 (com motor de 1.6 litros) e 618 (com motor de 1.8 litros). Externamente não havia nada no carro que chamava atenção. O design era muito simples no sedan. O carro seguia linhas retas, sem quaisquer desenhos ou novidades e poderia muito bem passar por modesto ou desleixado. Contava com carrocerias de duas ou quatro portas. Apesar de simples o carro era um dos mais aerodinâmicos da época.

Havia duas opções de motorização: uma com 1.6 litro que fornecia ao conjunto uma potência de 75 cavalos e outra de 2.0 litros que oferecia uma potência de 90 cavalos. O carro contava com comando de válvulas no cabeçote e carburador, contando também com câmbio manual de cinco marchas ou câmbio automático com três. A suspensão dianteira era uma McPherson e a traseira contava com eixo mais rígido. Em 1980 o carro ganhou uma reforma visual com traços um pouco mais modernos sem fugir muito ao seu design simplório já conhecido.

O carro era potente, capaz de chegar de 0 a 100 km/h em 11,8 segundos superando vários modelos da época. Foi dito mais de uma vez que o design do carro não casava com a sua potência, desempenho e conforto.

A segunda geração surgiu em setembro de 82 e contava com tração dianteira seguindo uma tendência da época. O carro teve seu design modernizado e estava disponível nas versões cupê, sedã quatro-portas e hatchback de cinco portas. Os motores apresentados eram mais potentes e econômicos e o carro foi eleito o carro do ano nas terras nipônicas. A reformulação foi muito bem-vinda pela crítica e pelo público. Um problema que acompanhou o 626 ao longo de sua história era o motor barulhento. Apenas em 1991, com o quarto modelo da série é que o Mazda passou a contar com linhas mais arredondadas.

A empresa japonesa Mazda tem um passado histórico importante no mundo do automobilismo. A princípio apresentou ao mercado carros tímidos que não mostravam a que viriam, porém os modelos se consolidaram no mercado apresentando várias opções e novos recursos.





Por Nosf

Mazda 626 1978

Mazda 626 1991

Fotos: Divulgação



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *