Volkswagen Eneos RWB Beetle – Modelo ganha novidades no visual

Categorias: Carros - Notícias - Volkswagen - Volkswagen Beetle - Volkswagen Eneos RWB Beetle

O Volkswagen Beetle (Fusca no Brasil) é verificado no Salão de Chicago: o Eneos RWB Beetle, feito em parceria entre o piloto de rallycross Tanner Foust e RAUH-Welt Begriff, preparadora de Porsches. Somado à cor laranja, o Beetle teve um alargamento da carroceria em aproximadamente 20 centímetros e rodas Motegi de 18 polegadas com talas extralargas, 10 polegadas na frente e 12 na traseira. Os para-choques e adotados acessórios originais da VW foram refeitos. A mecânica continua original.



A história da Volkswagen no Brasil inicia 1949, no momento que pesquisas no mercado latino-americano apontaram o Brasil como o melhor local para ter a primeira fábrica da empresa fora da Alemanha. A história da Volkswagen no Brasil iniciou em 23 de março de 1953, em um pequeno armazém alugado na Rua do Manifesto, no tradicional bairro o Ipiranga, em São Paulo. Começava ali a Volkswagen do Brasil Ltda. Apareceram lá os primeiros Fuscas (antes denominados ainda de Volkswagen Sedan), produzidos com peças significativas da Alemanha e com o trabalho de somente 12 empregados.

Em junho de 1956, o governo do Brasil possibilitou situações vantajosas para a instalação da indústria automobilística no Brasil, colocando as bases estruturais para o desenvolvimento em curto tempo do setor. De forma imediata, a Volkswagen resolveu construir sua fábrica pioneira em São Bernardo do Campo. No ano seguinte, em 2 de setembro, aparecia na linha de montagem o modelo pioneiro da empresa produzido totalmente no Brasileiro: a Kombi, com 50% de suas peças e componentes fabricados no território brasileiro. O primeiro Fusca (Sedan) produzido no Brasil foi lançado em 3 de janeiro de 1959. Neste mesmo ano, foram comercializadas 8.406 unidades do modelo que, em curto tempo, passava a ter um grande sucesso de mercado, em um momento dominado pelos automóveis importados de grande porte. Até 1986, o Brasil fabricou 3,1 milhões de unidades do Fusca.

Por Felipe Couto de Oliveira



Fotos: Divulgação



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *