Queda nas vendas de veículos em abril



Setor de veículos teve queda nas vendas no mês de abril de 2015. Previsão para este ano é que ocorra queda de 18% nas vendas.

O setor de veículos apresentou uma significativa queda nas vendas no mês de abril com 6,53% contra março e 25,19% em relação ao mês de abril do ano anterior, o que significa a venda de 219.350 unidades.

O recuo de vendas já era previsto por especialistas, mas a recente queda de vendas do mês de abril fez as expectativas para este ano para o setor serem ainda piores. No início do ano se previa queda de 10% na venda de veículos em relação ao ano de 2015 e agora já se fala em até 18%, o que pode chegar a 2,73 milhões de unidades.



A crise econômica que afeta o país atingiu em cheio a indústria de carros, motos, ônibus e caminhões, só este ano já foram demitidos mais de 12 mil funcionários e 250 concessionárias já fecharam as portas devido às baixas vendas.

A Fiat ficou em primeiro lugar na difícil corrida para vendas de automóveis no mês passado, com 37.792 unidades vendidas no mês, a montadora ficou com quase 35% do total de vendas de abril. A General Motors e a Volkswagen aparecem, respectivamente, em segundo e terceiro lugar no ranking de vendas do mês passado. Para quem não lembra, a montadora alemã paralisou por 10 dias sua produção na fábrica Anchieta ao conceder férias coletivas a 8 mil funcionários de uma só vez, parte de uma tática que as montadores vêm usando para diminuir a produção e evitar demissões em massa.



As exportações e o acúmulo de carros no estoque também apresentaram resultados negativos, ainda que os números não ultrapassem tanto as expectativas dos especialistas.

Venda de usados:

As vendas de carros seminovos, por outro lado, subiram em 2,2% de janeiro a abril, segundo a Anfavea, um reflexo também da crise econômica, mostra que os cidadãos não deixaram de comprar carros, apenas tiveram que optar por comprar usados por conta do recente recuo da economia.

Por Tom Vitor de Freitas

Venda de veículos

Foto: Divulgação

Outros Conteúdos Interessantes

2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *