Carro da Jaguar Land Rover pode ser guiado por smartphone


Protótipo permite que o motorista possa dirigir remotamente por meio de um telefone celular.

Um carro com controle remoto? Seria cenário de sonhos, “brincadeira de adulto”? A Jaguar Land Rover promete essa novidade em breve! Ainda em fase de protótipo, a nova tecnologia permitiria que um motorista possa dirigi-lo remotamente utilizando um telefone celular.


No aplicativo desenvolvido é possível ter controle sobre várias partes do automóvel, como o volante, o acelerador e os freios, além de mudar a marcha para reduzida caso seja necessário. A tecnologia foi desenvolvida para que um motorista possa manobrar o carro em situações difíceis analisando os obstáculos por fora, o que seria ideal em terrenos acidentados, por exemplo, que sempre exigem muito esforço do motorista e acabam causando muito desconforto para quem está dentro do carro.


Além dessa funcionalidade, um carro com controle remoto facilitaria a tão temida baliza. Com o controle remoto seria possível estacionar o carro em locais reduzidos checando em tempo real a posição do carro, sem riscos maiores de colisão. Manobras difíceis em locais arriscados ou estreitos deixariam de ser um problema para o motorista. Toda essa parte ficaria por conta da inteligência do carro.


A nova tecnologia é encarada como um avanço na segurança de motoristas e pedestres. Já que um automóvel que consegue poupar o motorista de momentos desconfortáveis ou diminuir o risco de colisões pode ser muito útil no futuro. Um vídeo já disponível no YouTube demonstra a nova tecnologia em ação. Nele um motorista controla um carro por um espaço reduzido e em outro momento faz uma baliza em um estacionamento, sem entrar no carro.


O sistema desenvolvido pode ser operado no máximo a 10 metros de distância e a velocidade máxima de execução é de 6 km/h. A expectativa da Jaguar Land Rover é contribuir para a segurança nas ruas e diminuir o trabalho tedioso dos motoristas, colocando a tecnologia à disposição do motorista.

E você, teria um carro controlado por controle remoto?

Por Patrícia Generoso


Foto: Divulgação


Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.