Renault e Waze firmam parceria para Integrar Aplicativo nos Carros da Marca




Parceria promete facilitar a vida dos usuários dos carros da marca.

A marca francesa Renault foi fundada em 1898 após Louis Renault construir o "Voiturette A", de uma forma artesanal, na garagem de casa, com investimentos dos seus irmão, Marcel e Fernand. Hoje ela está presente em 128 países e aqui no Brasil a montadora está operando há 15 anos.

O Waze é um software de trânsito e navegação que se baseia em "comunidade" e é um dos programas de navegação gratuito que mais se utiliza no mundo e cada vez mais usuários são cadastrados. O Salão do Automóvel em Paris, que começou dia 1 de outubro, irá exibir um carro da Renault com o protótipo do aplicativo para "Android Auto". O objetivo deste programa, além de definir um percurso mais rápido, é compartilhar informações fornecidas por motoristas e, em tempo real, transmitir a outros motoristas. Por exemplo, um acidente ou um engarrafamento. Neste caso, um motorista que for passar por aquele caminho com a ocorrência, será alertado e o seu trajeto redirecionado pelo programa.


O "Android Auto" irá permitir uma maior interatividade entre a central multimídia do carro e smartphones e tablets com o sistema operacional Android, semelhante ao "Apple Car Play".

Na França, a comemoração foi marcada com o lançamento do veículo elétrico "Zoe" com uma nova bateria que foi chamada de "Z. E. 40", com 41 kWh de capacidade e que teve a sua autonomia melhorada para 400 quilômetros, o dobro. Para estes veículos, o aplicativo Waze estará mostrando o símbolo da Renault nos seus 13.000 pontos de recargas de baterias. Um sistema de busca para localizar os eletropostos também será disponibilizado, com as cores amarela e prata.

Como a fabricante Renault é pioneira na construção de veículos elétricos, a empresa Waze está pensando na comodidade do motorista para achar um ponto de recarga, como se fosse um posto de combustível. Ambas tem os mesmos objetivos, deixar o trânsito mais agradável e tornar mais fácil a experiência de dirigir.


Finalizando, em outros lugares do mundo, o Zoe 2016 poderá ser encomendado, com é o caso de Portugal. Com um acréscimo de 3.500 Euros, o carro será entregue antes do fim do ano.

Por Fernando Dias



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *