Programa Motorista Legal irá premiar Condutores sem Multa em São Paulo





Prefeito João Doria irá lançar Novo Programa de Trânsito que premia os motoristas que não recebem multas.

Será lançado, pela gestão do prefeito João Dória, um novo programa de trânsito que pretende premiar os motoristas que ficarem um ano sem receber multas.

O programa, denominado Motorista Legal, teve seu início devido ao aumento do limite de velocidade permitida nas marginais Pinheiros e Tietê, também colocada pela gestão do atual prefeito. Os prêmios serão concedidos aos motoristas que ficarem 12 meses seguidos ou mais sem receber multas no trânsito.

Para concorrer aos prêmios, basta que o motorista faça seu cadastro no site da prefeitura com o número da placa de seu carro. Assim, já estará concorrendo aos sorteios a partir do momento que se enquadrar na exigência para participar.

O programa tem como objetivo promover o bom comportamento entre os condutores da cidade. Espera-se que haja boa adesão da população.





A capital da Coreia, Seul, também possui sistemas para recompensar os motoristas que atenderem a determinados programas de incentivo ao bom trânsito. Por exemplo, há o rodízio voluntário que beneficia os condutores que deixarem seus carros na garagem por um dia útil. Os benefícios podem ser descontos em combustível, taxas municipais, produtos automotivos e pedágios. Os carros são controlados por chips e cadastrados na prefeitura. No entanto, não há uma grande taxa de adesão.

Porém, as políticas de trânsito postas pela gestão do prefeito João Dória têm recebido diversas críticas por parte de técnicos e entidades que estudam a mobilidade, visto que o limite permitido de velocidade foi aumentado nas marginais. Ocorrido no dia 25 de janeiro, as velocidades máximas foram para 60 km/h na pista local, 70 km/h na pista central e 90 km/h na pista expressa. As críticas se baseiam principalmente no fato de que, no período de 25 de janeiro até 23 de fevereiro de 2017, foram registrados cerca de 130% mais acidentes com vítimas do que no ano passado, sendo 106 em 2017 contra os 46 de 2016.

A resposta da administração do atual prefeito foi que o aumento desses números se deu pelo fato de que foram postas mais equipes para o atendimento nas pistas, além das câmeras. Antes as marginais contavam com 45 agentes, sendo que este número agora subiu para 75 agentes.

Isabela Palazzo



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *