Calibragem dos Pneus – Importância e Cuidados





Calibragem correta dos pneus podem reduzir consumo de combustível do veículo.

Se está gastando combustível além do esperado, saiba que a causa pode ser a falta de calibragem dos pneus. Calibrar os pneus com a pressão certa pode garantir economia e segurança.

Revisar o carro periodicamente pode evitar prejuízos, principalmente os pneus, calibrar os pneus corretamente é fundamental para ter um carro estável. A calibragem sendo feita corretamente pode fazer com que se gaste menos combustível, prolongar a vida útil dos pneus, aumentando sua resistência em até 25%.

Segundo a fabricante de pneus Continental, considerada a maior fabricante de pneus da Alemanha, se o motorista rodar 30 mil km ao ano com os pneus com a pressão abaixo do que recomenda o manual, o desperdício de combustível pode chegar há 55 litros, transformando em reais o condutor poderá estar jogando mais de R$600,00 reais de combustível no ralo.

Esse consumo além do previsto de combustível, por falta de calibragem nos pneus, acontece pelo fato de que com os pneus mais murchos, a área de contado com a banda de rodagem aumenta e melhora o contado com o solo, já que com isso o contato com o piso fica mais direto, ampliando a resistência ao rolamento, o que faz com que seja necessária mais força para fazer o veículo rodar, por consequência o consumo aumenta. A falta de calibragem pode desgastar os pneus, principalmente na parte onde denominamos “ombros”, que fica na área de extremidade da banda de rodagem, o fato de estar desgastado pode causar até acidentes, pois os riscos de aquaplanagem aumentam.





Normalmente quando levamos o automóvel a um posto de gasolina ou uma oficina, os profissionais perguntam qual será o valor da libra para calibrar, sendo ela de 28 ou 30 libras. Porém, a questão da regulagem pode variar dependendo de cada automóvel. O recomendado é que o proprietário leia o valor recomendado no manual de instruções que vem junto com o veículo. No manual contém informações que indica a regulagem de pressão para os pneus, informando qual o valor necessário para cada pneu, pois cada pneu tem necessidades diferentes dependendo do aro que contém.

Para saber quando os pneus estão precisando urgente de calibragem é necessário verificar o aspecto deles, que normalmente ficam com aparência de murcho, porém, não é uma regra, sendo que eles podem estar em perfeito estado e estar necessitando de calibragem. Especialistas recomendam que o motorista realize o enchimento dos pneus toda a semana, caso não seja possível que faça a cada 15 dias, se possível os pneus deveram estar frios ou com poucos quilômetros rodados até o local do procedimento.

Caso você já tenha se deparado com a pergunta se gostaria de calibrar os pneus com ar nitrogênio ou ar comprimido, e não soube responder, saiba qual é a diferença entre eles. O ar nitrogênio tem como objetivo manter os pneus constantes por mais tempo, o pneus sofre menos desgaste, normalmente é usado em veículos de corridas, pois melhora a performance e o desempenho do automóvel. O ar comprimido é o mais encontrado nos postos de gasolina, a duração deles nos pneus é menor, sendo necessário revisar com mais frequência. Os dois ares não podem ser misturados, caso os pneus estejam com o ar comprimido e o motorista queira usar o ar nitrogênio, recomenda-se esvaziar totalmente os pneus.

Gisele Alves de Brito



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *