Como Economizar Combustível – Dicas e Cuidados





Confira aqui algumas dicas para você economizar combustível quando estiver dirigindo.

Que o combustível está caro, todo mundo já sabe. Com o novo reajuste nos preços, houve o aumento de mais de 6x no valor quando comparado à reajustes anteriores. O ponto aqui é: o que está em nossas mãos fazer sobre isso, já que aparentemente reclamar dos preços alto não resolverá? A resposta é simples: aprender a usar seu automóvel de forma a consumir menos combustível, consequentemente, diminuindo o custo que você tem com esse produto.

O aumento da gasolina marca 41 centavos por litro, enquanto o diesel sobe 21 centavos e o etanol 20 centavos. Sendo assim, é importante que você adote bons hábitos de consumo. É possível calcular o consumo que seu veículo faz do combustível, além de conhecer a diferenças entre gasolinas. Veja alguns pontos a serem observados na forma de conduzir para diminuir o consumo de combustível.

Aceleração

Acelerar modifica muito a média de consumo de combustível, pois gastam mais combustível. Portanto, evite acelerar brusca ou desnecessariamente.

Feche os Vidros

Principalmente quando se está acima dos 80, andar com o vidro abaixado modifica a aerodinâmica do carro.

Limpe o porta-malas

O carro vai consumir mais à medida que estiver mais pesado.

Pise leve e troque marchas suave

Andar em baixa velocidade em marcha alta, aumenta o gasto do combustível. Por outro lado, andar a 100 km/h usa cerca de 20% mais combustível do que andar em 80 km/h, por exemplo.

Calibre os pneus e alinhe as rodas





De 15 em 15 dias, você deve calibrar para otimizar o consumo de combustível. Já o alinhamento das rodas faz com que elas girem e não se arrastem.

Nada de ponto morto em descidas

Esse costume é ultrapassado. A melhor opção, inclusive para beber menos, é engrenar o carro nas descidas.

Troque as velas

As velas interferem na queima do combustível. Se ela funciona mal, o processo será ruim.

Vá com calma

Já falamos sobre aceleração, mas zigue-zagues também devem ser evitados, além de haver a diminuição da velocidade no caso da proximidade à faróis vermelhos. Nada de movimentos bruscos.

Carolina B.



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *