Como Cuidar de Bancos de Couro





Dicas para cuidar e manter os bancos de couro do carro bem tratados e sem rachaduras.

Ninguém que compra um carro com bancos de couro quer que os mesmos rachem ou rasguem, mas para mantê-los conservados é necessário tomar alguns cuidados especiais.

Itens de couro são tão frágeis como a nossa pele, e por isso devem se manter hidratados para que não ressequem.

Confira algumas dicas que separamos para você cuidar dos bancos do seu automóvel de um jeito eficiente:

Bancos de couro

Os bancos de couro são considerados itens de luxo e elegância, mas não é fácil manter esse tipo de revestimento com aspecto novo e livre de rachaduras, para deixar os bancos de couro sempre com um belo aspecto é claro que será necessário tomar alguns cuidados básicos. Pessoas especializadas neste tipo de artigo recomendam hidratar os bancos de acordo com a temperatura da região que se encontra o carro, os prazos para hidratar o couro dos bancos é de dois a seis meses. O processo de cuidado para revestimento de couro sintético é o mesmo.

Segundo grandes especialistas no assunto, a vida útil de um banco revestido de couro, sendo ele sintético ou não, é cerca de até cinco anos. Sendo que para durar este tempo é necessário que o dono do veículo mantenha a hidratação dos bancos em dia, o prazo para fazer a aplicação de produtos hidratantes nos bancos de couro varia de acordo com a região em que o carro se encontra justamente por causa da temperatura e umidade do ar.

Na região Norte e Nordeste a hidratação é necessária a cada dois meses, no máximo, o fator que deixa a hidratação mais necessária é o ar condicionado do automóvel. Já na região Sudeste, a hidratação deverá acontecer a cada três ou quatro meses, também por ser uma região quente e o uso do ar condicionado é bastante comum. E, no Sul do país, por ser uma região um pouco mais fria, pode ser feita em seis meses.

Limpeza

Para a limpeza, a tonalidade do couro é também um fator crucial para determinar prazos. Os revestimentos que possuem cores claras precisam ser limpados com mais frequência, sendo que a cada duas semanas é o tempo ideal para limpar os bancos e revestimentos.





Cuidado com chaves, canetas e objetos esquecidos dentro do carro e em cima dos bancos, eles podem sujar ou danificar essa parte tão importante do seu carro.

Caso os bancos estejam com manchas, é recomendado procurar um profissional especializado em bancos e revestimentos de couro. Caso as superfícies não apresentarem manchas, o dono do veículo pode executar a limpeza, usando um pano de algodão branco e úmido, com algumas gotas de detergente neutro. Para secar os bancos após a limpeza, pode-se contar com a ajuda de flanelas secas e limpas.

Hidratação

A parte mais importante para manter o banco de couro com aspecto de novo, é a hidratação. Especialistas dizem que hidratantes refinados são os melhores para manter os bancos hidratados, pois esse tipo de produto tem maior poder de absorção. Após a aplicação do hidratante, é necessário retirar o excesso. Espera-se 40 minutos depois de aplicar o produto nos bancos. Caso você use um hidratante líquido, você pode aplicá-lo no final da tarde e deixar até a manhã do dia seguinte, assim os bancos ficarão com uma textura mais aveludada.

O que não pode acontecer é aplicar hidratantes sem antes limpar os bancos.

Você mesmo pode fazer a limpeza e hidratação nos bancos do seu carro, vai ver que desse jeito a vida útil desses artigos tão importantes dentro do veículo.

Por David Ferreira

Banco de couro



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *