Recall da Fiat no Brasil – Mais de 5 mil veículos convocados





Recall foi convocado por veículos apresentarem uma falha na parte elétrica da bobina de ignição, podendo ocasionar um problema que pode comprometer o bom funcionamento do motor.

Comprar um automóvel zero quilômetro com certeza é sinônimo de tranquilidade, afinal um carro novo não precisa estar sempre visitando a oficina mecânica para eventuais reparos e manutenções, como acontece com a maioria dos carros mais rodados que requerem um pouco mais de atenção em decorrência do tempo de rodagem que possuem.

Geralmente, os carros novos passam por apenas manutenções esporádicas que as próprias concessionárias oferecem no contrato de venda.

Contudo, nem sempre as coisas saem como o esperado e pode acontecer que automóveis novos, retirados da concessionária recentemente apresentem defeitos, geralmente já vindo de fábrica por uma alguma falha e que por oferecer certo risco aos seus ocupantes devem ser reparados, passando pelos conhecidos recalls.

E por falar em recall, a Fiat acaba de anunciar um recall em veículos no Brasil. De acordo com informações da montadora terão que passar pelo reparo o total de 5.802 veículos, que pertencem a oito modelos.

O recall deve ser feito, pois esses veículos apresentam uma falha na parte elétrica da bobina de ignição. Assim, essa falha pode ocasionar um problema que pode comprometer o bom funcionamento do motor.

Os automóveis que devem passar pelo reparo são de modelos fabricados nos anos de 2016/2017. Entre eles está o Fiat Mobi que é um dos modelos mais afetados pela falha, uma vez que se somam mais de 4 mil unidades.

Não é primeira vez que a Fiat convoca veículos de entrada para recall.

Seguindo o Fiat Mobi, o modelo que possui também muitas unidades a serem reparadas é o Fiat Uno, em que se somam 1.313 unidades da sua versão 1.0.

O reparo é simples. Trata-se apenas da substituição da bobina de ignição.

De acordo com informações da marca italiana, essa falha que ocorre no funcionamento da bobina pode ser o resultado de um desligamento que de dá de forma repentina no motor, independente se o carro estiver movimentando-se, o que pode colocar em risco a vida de seus ocupantes, pelo fato de existir o risco de colisão.

A bobina de ignição funciona transformando 12 volts que a bateria oferece em uma tensão que passa de 30.000 V. Assim, essa alta tensão é transferida para as velas, gerando uma faísca que é responsável pela mistura de ar-combustível, que entra em combustão no interior do motor.

Os proprietários destes veículos que devem passar pelo reparo, devem telefonar para o número 0800 707 1000, a partir da data de 13 do mês de novembro, próxima segunda-feira, e agendar um horário para a realização do reparo.

Segundo os mecânicos e engenheiros da Fiat o tempo estimado para a realização da troca da bobina é de aproximadamente uma hora, não passando deste tempo. Além disso, os proprietários não terão que pagar nada pelo serviço.

O importante é que todos os veículos que se encontrem nesse grupo façam a troca da bobina, para que assim possam trafegar com tranquilidade sem que haja nenhum risco de acidente.





Quem estiver com dúvidas e necessitar de outras informações pode acessar o site da montadora em www.fiat.com.br/ja-tenho-um-fiat/fiat-recall/recall.html.

Os oitos modelos são:

– Grand Siena 1.6: 1 unidade;

– Novo Palio 1.0: 26 unidades;

– Punto 1.6 e 1.8: 46 unidades;

– Strada 1.6 e 1.8: 83 unidades;

– Dobló 1.8: 98 unidades;

– Palio Weekend 1.6 e 1.8: 104 unidades;

– Uno 1.0: 1.313;

– Mobi: 4.131 unidades.

Não existe um período previsto para a realização do recall. Aliás, enquanto todas as unidades não passarem pelo reparo o recall não pode ser encerrado pela fabricante.

O recall por defeito é uma garantia que está prevista no Código de Defesa do Consumidor.

Nesse sentido, se os proprietários desses veículos encontrarem algum problema no agendamento ou atendimento, o fato deve ser denunciado no Procon.

Por Sirlene Montes

Fiat



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *