CNH Digital – App pode ser baixado no Android e iOS





O aplicativo da CNH Digital pode ser baixado em aparelhos com Android e iOS.

O Contran aprovou em julho deste ano (2017) a Carteira Nacional de Habilitação em versão digital. Há algumas semanas atrás, o aplicativo da CNH Digital foi liberado em versão de teste para alguns usuários do sistema operacional Android, mas foi retirado do ar com muita brevidade.

Contudo, dependendo de qual estado você reside, é possível encontrar o aplicativo da CNH Digital, tanto na Apple Store (iOS) quanto na Play Store (Android). Se você é condutor no Distrito Federal ou em Goiás, já pode acessar a loja de apps de seu sistema operacional e buscar pela CNH digital.

Por hora, esses são os dois estados escolhidos para iniciar as atividades com a carteira de habilitação virtual, mas em breve, você que reside em outras regiões vai poder usufruir da carteira de motorista virtual.

Acredita-se que o app será distribuído e liberado para download de forma gradativa. Acredita-se também que o prazo a ser cumprido acerca de todo o Brasil ser abrangido é 1º de janeiro de 2018. Até esse prazo, todos os Detrans de todos os estados já devem ter a CNH Digital.

Para que a sua CNH física possa ser substituída, a versão de sua carteira de motorista tem que ser recente. Para saber se sua habilitação pode ter a versão digital, é só verificar se ela conta com o QR Code. Se a sua CNH física não portar QR Code, é possível obtê-lo pagando uma taxa de R$95.

O procedimento para substituição da CNH física pela Digital, caso sua CNH física já contenha o QR Code, é muito simples. Você deve se dirigir ao Detran mais próximo de você e fazer uma confirmação de seus dados. Com esse procedimento, será gerado um código de ativação.

Esse código que vai ser emitido de acordo com a confirmação dos seus dados no Detran, será utilizado para fazer cadastro no Portal de Serviços Denatran. Assim, sua CNH digital será liberada.





A CNH Digital também é conhecida como e-CNH (eletrônica) e como método de segurança pode ser utilizada desde que o documento esteja ligado a apenas um dispositivo móvel, ou seja, se você possui um smartphone, deve atrelar a e-CNH apenas a ele, pois essa aplicação só poderá ser utilizada pelo aparelho cujo código de ativação foi inserido.

Caso você deseje trocar a e-CNH de aparelho, no caso da troca de celular, perda ou roubo, por exemplo, é necessário que haja uma nova emissão de código de validação, ou seja, o procedimento junto ao Detran deve ser repetido para que um novo código seja gerado.

Para quem sempre tinha problema de esquecer o documento em casa, podendo até levar multas e pontos por isso, agora tem mais esse recurso a favor. Os aplicativos cada vez mais vêm ajudando a otimizar a mobilidade urbana, portanto é um bom sinal que órgãos desse nível de importância estejam aderindo ao avanço tecnológico para melhoria de nossas vidas.

Para baixar o aplicativo em seu smartphone, entre na Google Play Store ou na Apple Store, busque por CNH Digital, conceda as permissões exigidas clicando em "aceitar" e aguarde a instalação. Feito isso, o aplicativo já estará pronto para usar.

Para finalizar o processo e ter sua e-CNH disponível e um toque de distância, basta seguir o fluxo do app, preenchendo o código pedido. Assim que a CNH Digital estiver apta para uso em seu dispositivo móvel, você pode aposentar a versão física e rodar com seu carro apenas portando a versão eletrônica.

Por Carolina B.

CNH Digital



Compartilhar:

Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *