Renovação da Carteira de Motorista terá Curso e Prova Teórica


  

Resolução do Contran obriga motoristas a fazer curso para renovar CNH.

Uma mudança na lei de trânsito exigirá que motoristas ao renovarem a Carteira de Habilitação Nacional tenham que refazer a prova teórica.

É isso mesmo, a partir do mês de junho de 2018, aqueles que tiverem que concretizar a renovação da CNH devem passar por uma análise teórica das regras de trânsito, seja de forma online ou presencial, o fato é que a medida é obrigatória.

Dessa forma, além da avaliação médica, que foi exigida aos habilitados já há algum tempo, a partir de agora, é preciso que os motoristas já habilitados realizem o curso teórico de regras de trânsito, que possui uma duração de cerca de 10 horas. Sendo assim, renovar a CNH depende que o condutor preencha obrigatoriamente o banco de horas necessárias pelo CONTRAN.

O assunto passou a ser discutido desde o dia 8 do mês de março, quando a Resolução 716/18, responsável por substituir da lei que rigora neste momento, foi publicada no Diário Oficial da União.

Para quem não sabe, a renovação da CNH deve ser feita a cada 5 anos por pessoas que possuem idade inferior a 65 anos. Por outro lado, os condutores com idade superior aos 65 anos precisam fazer a renovação em período de tempo inferior, isto é, a cada 3 anos.

A nova lei tem gerado muita polêmica por todo o território brasileiro, uma vez que muitos condutores que passaram pelo curso teórico há anos atrás, afirmam que já não se lembram mais dos conteúdos que foram ensinados na época que se preparavam para tirar a primeira Carteira de Habilitação. Além disso, outros afirmam possuir uma baixa disponibilidade de tempo para conseguir dedicar-se às 10 horas de aulas que o curso propõe.




No entanto, ao que parece, há um aspecto positivo em meio a toda essa novidade que foi despejada nas faces brasileiras nos últimos dias. Isso porque, o condutor obrigado a cumprir as 10 horas exigidas pelo CONTRAN tem a possibilidade de escolher entre realizar o curso tanto a distância quanto de forma presencial ao comparecer em uma auto escola.

A notícia se espalhou de maneira muito rápida por todo o território brasileiro, acabou por levar uma onda de pânico para os atuais motoristas, uma vez que, da forma como a notícia foi veiculada por alguns jornais, bem como mal interpretada por certos leitores, houve um grande engano. Isso porque, fizeram parecer que o condutor teria que passar exatamente pelos mesmos processos de obtenção da CNH da primeira vez, o que não é o caso.

Para obter a primeira CNH, é necessário que o futuro condutor realize um curso com exatamente 45 horas de duração, com o intuito de realizar posteriormente o teste teórico. Dessa forma, para conquistar a aprovação é preciso que o candidato acerte 70% das questões da prova, ou seja, ele precisa fazer o acerto de 21 questões. A prova tem duração de no máximo 1 hora.

Percebe-se que, a partir de agora, o preço para realizar a renovação da carteira deve aumentar. Embora, ainda não tenha sido divulgadas informações a respeito desses valores, cabe ressaltar que em cada parte do país é cobrada uma taxa diferente. No entanto, agora será necessário considerar, além das despesas de costume, o curso teórico que apesar de poder ser realizado pela internet, não será disponibilizado de forma gratuita.

Ainda que a mudança na lei vigente tenha gerado muitas críticas por parte dos condutores atuais, é preciso reconhecer que esse caminho a ser percorrido para a renovação da CNH pode ser proveitoso, já que além de servir para que muitos condutores façam uma reciclagem dos seus conhecimentos, como por exemplo, os primeiros socorros que devem ser tomados pelo socorrista em caso de acidente de trânsito. O curso ainda pode servir para conscientizar aqueles que de alguma forma cometem infrações de trânsito, mas até hoje não foram pegos e principalmente, nestas aulas, os condutores aprendem não só quais são os seus deveres, como também seus direitos.

Ana Paula Oliveira Coimbra


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *