Como Tirar CNH Digital




Saiba aqui como tirar a Carteira de Motorista Digital.

A Carteira Nacional De Habilitação, conhecida também como CNH, uma abreviação da mesma, é um documento obrigatório para um cidadão que deseja conduzir um veículo, seja moto, carro, ônibus ou um caminhão.

Neste documento se encontra informação indispensáveis como o RG, CPF e a foto do condutor do veículo. Entre as categorias da habilitação há especificações que restringe ou não um cidadão de conduzir um veículo. Como por exemplo, quem tem a categoria "A" na carteira, pode conduzir apenas os veículos de 2 ou 3 rodas, como moto ou triciclo. Já as pessoas que tem a categoria "B" na carteira está ciente da especificação de o veículo, mesmo que tenha uma unidade aclopada, a soma dos mesmos não deve ultrapassar de 3.500 KG (três mil e quinhentos quilogramas).


Com a rapidez da tecnologia, hoje é possível deixar os papéis um pouco de lado e usar as ferramentas disponíveis que o mercado oferece. Isso significa que a Carteira Nacional de Habilitação já está disponível pra você obtê-la no seu aparelho celular, apesar de não ser obrigatória.

Mas esta facilidade não está disponível para todas as pessoas. Há requisitos que precisam ser cumpridos, como por exemplo, é importante ter o modelo novo da carteira de habilitação, esta é mais moderna, composta de 19 itens de segurança, entre eles o mapa do Brasil impresso com tinta especial, também, no canto superior direito há um mapa do estado do cidadão e há também em baixo uma faixa holográfica.

E a partir de maio de 2018, no verso da carteira terá o código QR. Este código de barras pode ser facilmente escaneado por outro aparelho, com o objetivo de verificar se o documento digital do motorista é verdadeiro ou não.


O Detran de cada estado decidirá se o documento eletrônico será cobrado ou não e quanto vai custar.

Para conseguir este modelo de documento, o motorista precisa ir ao Detran e pessoalmente fazer um cadastro a fim de conseguir o modelo digital, daí um e-mail será enviado com um link para ser ativado o seu cadastro, assim será possível ativar o celular por meio de um portal. No aplicativo é necessário efetivar uma senha que será usada toda vez que precisar mostrar o documento.

Ao entrar no portal do Denatran, poderá bloquear o documento quando quiser ou precisar, em caso de perda ou roubo do aparelho. Mesmo que nestes períodos de bloqueio por conta do roubo ou perda você não possa usar o formato digital, o de papel continua valendo. Um, não exclue o outro e o de papel continua existindo normalmente, mesmo com a presença do formato eletrõnico.

Neste mesmo portal, o Denatran poderá fazer a ativação do seu próximo aparelho e voltar assim, a usar o formato eletrônico normalmente.

É importante manter a bateria do celular carregada para não correr o risco de receber uma multa com o valor aproximado de R$ 88,00 pela não apresentação da mesma quando for solicitada.

O aplicativo poderá ser acessado mesmo off-line. Uma curiosidade a respeito deste documento que muitos brasileiros ainda tem é com respeito ao sorriso na foto oficial. É permitido ou não? Cada órgão emissor decide as regras do documento. Então, para a Carteira Nacional de Habilitação, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) permite que a foto seja registrada com um sorriso. Portanto, desde fevereiro de 2018 já é possível todos os motoristas comparecer ao Detran para solicitar seu cadastro digital, desde que esteja dentro dos requisitos citados neste artigo e usufruir assim plenamente a tecnologia que tem facilitado a vida de milhares de pessoas.

Ingrid Santos Cortes

Posts relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *