Kia Carnival passará por Recall




Problema atinge modelos entre 2016 e 2019.

Foi anunciado pela montadora Kia Motors, na última quarta-feira, dia 4 de julho, que o seu modelo Carnival irá passar por um recall, devido a um possível defeito em sua porta deslizante. Estão envolvidos no reparo 462 unidades dos modelos 2016 a 2019.

Por esse motivo, estão convocados para agendamento do reparo todos os proprietários que possuírem o automóvel com os finais 113707 até 437433. Esses devem ter sido produzidos entre a data de 17 de junho de 2015 a 5 de fevereiro de 2018.


Vale lembrar que o recall é totalmente gratuito e deve ser realizado em uma das concessionárias da marca.

Entendendo o recall da Kia

Conforme dados divulgados pela Kia, foi detectado um problema na unidade eletrônica referente ao comando das portas automáticas deslizantes, mais especificamente no software. Com isso, há a possibilidade de que algumas unidades da Carnival não obedeçam a esse sistema de reversão automática, em caso de uma eventual barreira em sua rota no trilho da porta.

Sendo assim, em alguns casos, mesmo sendo constatada a existência de um obstáculo no caminho, o fechamento da porta automática teria dado continuidade. Feito isso, os membros e ocupantes do carro poderiam ter lesões físicas nas mãos e pés que estejam na rota de tal trilho.


No Brasil, não há nenhum registro sobre esse tipo de acidente, de acordo com a Kia. Porém, mesmo assim, a fabricante optou pelo recall de suas unidades, como forma de evitar possíveis danos materiais e físicos.

Sobre o tempo para o conserto e atualização do software, a empresa deu a previsão de que o reparo demoraria cerca de uma hora. Para quem tiver alguma dúvida sobre o recall, foi disponibilizado um telefone para contato, o 0800 77 011011. Além desse, ainda há a opção de informações diretamente no portal da montadora, no endereço eletrônico www.kia.com.br.

Outros recalls do modelo Carnival

Essa não é a primeira vez que a montadora chama os proprietários do modelo Carnival para um recall. Em 2013, foi feita uma campanha para chamamento de veículos de ano-modelo 2007, que foram produzidos entre as datas de 21 de novembro de 2006 e 27 de junho de 2007. Os chassis envolvidos foram de 144789 até 161062.

Na ocasião, foi constatado que as luzes do freio podiam não acender quando pressionado o pedal. Isso poderia ocasionar a incapacidade de desativação do piloto automático em veículos equipados com o componente em questão, bem como dificuldade de movimentação referente à alavanca da transmissão. Com isso, havia o risco de um acidente de trânsito grave.

Outra campanha teve o mesmo objetivo e defeito apresentado. Foram chamados modelos de 2007 a 2011, tendo sido produzidos entre 21 de novembro de 2006 e 10 de dezembro de 2010. Os finais de chassi foram: 144786 a 376690.

Sobre a Kia Carnival

Considerada uma minivan de porte médio a grande, a Kia Carnival foi lançada oficialmente no ano de 1998. Atualmente, o veículo está em sua terceira geração, aliando muita tecnologia, materiais de qualidade alta e diversos recursos de segurança passiva e ativa.

A Kia Grand Carnival possui dimensões largas e que evidenciam a sua aparência moderna. Destaque especial para a dianteira, que projeta toda a sua força e confiança, integrado a uma grade e faróis em luzes de LED. Esse último é uma forte tendência da marca no design de seus carros.

Além disso, foram integrados ao Carnival itens de série, como o Assistente de Controle em Partidas com Aclive, Controle Eletrônico para Estabilidade, Antilock Braking System e Detector de Ponto Cego. Em termos de motor, está disponível o 3.3 L V6, de 24V e 270 cavalos de potência. A transmissão é automática de seis velocidades.

Kellen Kunz

Posts relacionados

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *