Pagamento do Licenciamento de Veículos PR 2018




Confira aqui mais detalhes e como pagar o Licenciamento de Veículos 2018 no estado do Paraná.

Os gastos com automóveis são iguais, ou maiores, que as despesas de uma família inteira. Quem tem um veículo sabe que a preocupação vai além do trocado para o combustível do mês. Se você já pagou o Seguro obrigatório e IPVA desse ano, aí vem mais uma:

A cobrança do Licenciamento de automóveis começou a ser feita no Paraná este mês. O valor a ser pago é de R$ 83,13 para todos os condutores.


Os motoristas poderão efetuar o pagamento através do App ou site do DETRAN, pelo bankline do Banco do Brasil, pelos Totens do DETRAN, em um dos bancos conveniados (BB, Banco Rendimento, Banco Sicredi, Santander e Bancoob).

É necessário manter o endereço atualizado para receber o CRLV em casa após o pagamento.

Esse ano o boleto não será enviado para o endereço do motorista e deverá ser impresso e pago nos bancos já citados.


Com os pagamentos do IPVA e DPVAT agendados para o primeiro semestre de 2018, conforme regra estabelecida, a renovação do Licenciamento foi marcada para o segundo semestre do ano. O motorista que não estiver em dia com suas obrigações está sujeito às penalidades previstas no código brasileiro de trânsito. Também não é permitido vistoriar o automóvel com pendências no DETRAN.

Confira agora as principais informações a respeito do licenciamento anual de veículos no Paraná e fique por dentro da data correta da sua renovação.

Calendário

Conforme já informamos, o pagamento da taxa de licenciamento deve ser feito de acordo com a data estabelecida pelo DETRAN e depende do número final da placa do automóvel.

Para os veículos com números finais 1 e 2, o pagamento deverá ser realizado em agosto. O licenciamento de veículos com os números finais 3, 4 e 5 deverá ser feito em setembro. Para os veículos com placas que terminam em 6,7 e 8, o licenciamento precisará ser feito em outubro. Por fim, automóveis com placas que terminam em 9 e 0 precisam ter suas licenças renovadas em novembro deste ano.

O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) é a documentação indispensável para que o automóvel continue apto a circular e deve ser renovado todos os anos, obrigatoriamente.

O condutor precisa manter essa documentação em dia e estar em posse dela todas as vezes que transitar com o veículo, pois transitar com veículos que não estejam licenciados é infração gravíssima e o condutor receberá uma multa, terá o automóvel apreendido, além de perder 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.

Para renovar o licenciamento, o proprietário do automóvel tem que pagar uma taxa para a emissão do CRLV, que varia de acordo com o estado em que o proprietário renovará a licença. Atualmente, os valores estão entre cinquenta e cem reais.

O mês de vencimento do licenciamento do veículo depende do número final da placa do automóvel.

O CRLV só pode ser renovado caso o automóvel não tenha outros débitos pendentes, multas, por exemplo.

A taxa de Licenciamento pode ser paga no próprio DETRAN ou em bancos que estejam conveniados ao DETRAN e após o pagamento, o solicitante precisa aguardar o CRLV, que será entregue pelos correios.

Como realizar o Licenciamento

Para realizar o licenciamento, o requerente precisa ter o licenciamento do ano anterior, comprovante de quitação do IPVA do ano atual e anterior, comprovante de pagamento do seguro obrigatório, recolhimento da taxa de licenciamento e, caso haja multas, o requerente precisa ter em mãos os comprovantes de pagamento das mesmas.

No site do DETRAN do Paraná, http://www.detran.pr.gov.br, é possível obter todas as informações a respeito do licenciamento anual de veículos. É possível também realizar consultas para saber se há débitos pendentes vinculados ao automóvel.

É importante ressaltar que o pagamento nos terminais do Banco do Brasil pode ser feito com cartões de crédito e débito.

Kátia Elaini Pereira da Silva

Posts relacionados

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *