Calendário de Pagamento do IPVA RJ 2019




Pagamento começa no mês de janeiro de 2019.

Foi divulgado na última sexta-feira, dia 30 de novembro, pela Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado do Rio de Janeiro, a Sefaz-RJ, as datas oficiais para o pagamento do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o IPVA de 2019.

Conforme o calendário, a data tanto para o vencimento da cota única como também a 1ª parcela será única, sendo feita a partir de 21 de janeiro, segundo o número do final que consta na placa de cada automóvel.


O estabelecimento dos prazos é feito em resolução pelo Sefaz de número 354, sendo essa publicada também em Diário Oficial do Estado. Todavia, a publicação das tabelas relacionadas aos valores venais de cada veículo, utilizadas essas para o cálculo de alíquota, terão a sua publicação em outro momento e muito em breve.

De acordo com a resolução publicada na sexta-feira, o IPVA poderá ser pago tanto em cota única, como em três parcelas mensais com valores iguais.

Onde retirar a guia de pagamento do IPVA?

Se você tem dúvidas sobre onde retirar a guia referente ao pagamento do IPVA, saiba que o contribuinte poderá fazê-lo pela internet, no site da Secretaria de Estado de Fazenda e de Planejamento. O endereço eletrônico é o www.fazenda.rj.gov.br. Além disso, também é possível fazê-lo pelo portal do Banco Bradesco, no link www.bradesco.com.br. Vale lembrar que o pagamento dessa Guia de Regularização de Débitos, chamada de GRD, precisa ser efetuado em forma de dinheiro. Essa guia poderá ser quitada em qualquer uma das agências bancárias.


Para os veículos com o final de placa em número 0, o primeiro vencimento de tabela será em 21 de janeiro. Essa data é tanto para a quitação da primeira parcela como para o pagamento integral relacionado ao imposto.

Já para os automóveis que possuem final de placa em 9, o vencimento inicial ocorrerá em 1º de fevereiro.

Calendário de pagamento do IPVA 2019 no RJ

Para saber as datas de pagamento do IPVA 2019 do seu veículo, fique atento ao calendário divulgado na última semana. Sendo assim, em primeiro lugar, os automóveis com final “0” pagarão a sua cota única ou a primeira parcela em 21 de janeiro. A segunda parcela ficará para 20 de fevereiro e a terceira para o dia 22 de março. Placas terminadas em “1” pagarão a cota única e a primeira parcela em 23 de janeiro. A segunda parcela será em 21 de fevereiro e a terceira em 25 de março. Já os finais de placas em “2” terão a cota única ou a primeira parcela em 23 de janeiro. A segunda parcela será em 22 de fevereiro e a terceira em 26 de março.

Na sequência, as placas finalizadas em “3” terão as seguintes datas: Cota única ou primeira parcela em 24 de janeiro; segunda parcela em 25 de fevereiro; e terceira parcela em 27 de março.

As demais placas ocorrerão da seguinte forma: Cota única ou primeira parcela em 25 de janeiro, segunda parcela em 26 de fevereiro e terceira parcela em 28 de março para placas finalizadas em “4”; cota única ou primeira parcela em 28 de janeiro, segunda parcela em 27 de fevereiro, terceira parcela em 29 de março para placas com final em “5”; cota única ou primeira parcela em 29 de janeiro, segunda parcela em 28 de fevereiro e terceira parcela em 1 de abril para placas finalizadas em “6”; cota única ou primeira parcela em 30 de janeiro, segunda parcela em 1 de março e terceira parcela em 2 de abril para placas com final em “7”; cota única ou primeira parcela em 31 de janeiro, segunda parcela em 7 de março e terceira parcela em 8 de abril para placas com final em “8”; e, por fim, cota única ou primeira parcela em 1 de fevereiro, segunda parcela em 8 de março e terceira parcela em 9 de abril para placas finalizadas em “9”.

Kellen Kunz

Posts relacionados

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *