Manutenção do Ar-Condicionado Automotivo




Dicas de manutenção do ar-condicionado automotivo. Saiba o que verificar e o que deve ser trocado com frequência.

O Verão ainda nem chegou e os termômetros já têm registrado um considerável aumento das temperaturas em diversas regiões do país. Ao que tudo indica o calor 2018-2019 deve ser rigoroso com sensações térmicas altíssimas. É claro que essa estação é muito propícia para ir à praia, realizar viagens ou simplesmente passar o dia na piscina, mas nem todos podem passar o verão assim. Na realidade as pessoas precisam encarar o calorzão todos os dias, no trabalho ou até mesmo no carro, uma vez que se passa muito tempo no trânsito, onde a sensação térmica é ainda mais alta. Mas o que ocorrer é que muitas pessoas que possuem ar-condicionado em seus carros não estão com o aparelho em dia.

Dessa forma, se você possui ar-condicionado automotivo, continue lendo este artigo e saiba como deixar seu aparelho pronto para te ajudar a enfrentar o verão que está por vir.


Como todo aparelho, o ar-condicionado do carro para funcionar perfeitamente também precisa de cuidados. Esses cuidados relacionam-se à manutenção das suas peças. Veja na sequência do texto.

Filtro de ar do motor: é uma peça importante para que o aparelho funcione bem. Sua função é mandar o ar que surge na combustão para dentro do carro e também para o sistema responsável pelo desembaçamento de vidros. Dessa forma, a troca deste filtro deve ser feita de forma regular. Para fazer a troca basta acessar a tampa do motor que se localiza perto da grade da frente, próximo ao radiador.

Filtro de cabine: somente os carros equipados com ar-condicionado de fábrica possuem este filtro. É ele que garante a qualidade do ar que é solto no carro e também é esse filtro que limpa o ar para que ocorra a recirculação no ambiente interno do veículo. Promover a manutenção deste aparelho é importante, por isso a sua verificação deve ser feita sempre que o aparelho for higienizado, tendo que ser substituído sempre que o filtro apresentar muitas partículas e sujeira.


Filtro Pólen: Este filtro é o mais importante, pois ele é do sistema do ar-condicionado. Ele se torna responsável por realizar a limpeza do ar que passa no sistema de refrigeração, sempre vindo de fora para ser injetado em seu habitáculo. Caso esse filtro esteja obstruído, o sistema todo fica com sua eficiência comprometida. Dessa forma, para manter o aparelho funcionando a manutenção deste filtro é imprescindível. Contudo, vale ressaltar que este filtro não pode ser limpo uma vez que ele é fabricado em material papel ou celulose e deve ser assim substituído por outro.

Cilindro de gás: é mais uma peça a ser considerada na hora da limpeza do aparelho. O gás deve ser substituído ou complementado, porque de acordo com o tempo de uso esse gás acaba se perdendo e o sistema de refrigeração fica com sua eficiência comprometida.

Para realizar esta manutenção o proprietário não vai gastar muito. Essa perda de gás pode ser sentida, basta ligar o aparelho no máximo e se ele não gelar e ainda fazer um barulho de vento forte é que está faltando gás. Para colocar mais é preciso serviço profissional.

O proprietário de um carro com ar-condicionado para que este funcione bem precisa fazer essa manutenção a cada seis meses. A manutenção é uma forma de prevenção de problemas e não um conserto. Por isso, mantenha seu aparelho sempre higienizado, pois assim você e os demais ocupantes do veículo não vão sofrer com as altas temperaturas e, além disso, não será necessário gastar muito para consertar o aparelho. Além disso, a manutenção do ar-condicionado automotivo deve ser feita de forma regular, não somente para aliviar a sensação de calor, mas também para não prejudicar a saúde de quem respira o seu ar.

Por Ana Paula

Ar-condicionado de carros

Posts relacionados



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *