Volkswagen Jetta GLI 2019 – Lançamento, Características




O Volkswagen Jetta GLI 2019 desembarca em breve ao mercado brasileiro com câmbio e motor do Golf GTI.

O modelo Jetta GLI chegará do México muito em breve e chega para ser, na sua categoria, um dos sedans mais velozes. No Brasil, esta sigla não chega a ser inédita, isto porque foi utilizada pelos compactos Parati e Gol da década de 90, porém, neste modelo, aparecerá pela primeira vez no mercado brasileiro.

O VW Jetta GLI chegará com algumas novidades que já foram encontradas no antigo Highline. O seu propulsor é um TSI de 2.0 litros, capaz de gerar uma potência de 230 cavalos e um torque de 35,7 kgfm, o mesmo do famoso Golf GTI, da mesma forma que o câmbio DSG com dupla embreagem e 6 velocidades. As outras versões fazem uso de um TSI de 1.4 litros que produz 150 cavalos e com um câmbio Tiptronic com seis marchas. Já na sua parte traseira, a suspensão contará agora com braços múltiplos, onde anteriormente era encontrado eixo de torção, isso nas versões R-Line e também na Comfortline.


Quando se trata do seu desempenho, pode-se estimar valores bem próximos dos praticados pelo Golf GTI. O modelo hatch esportivo sai de sua inércia e atinge os 100 quilômetros horários em apenas 6,3 segundos. A variante Highline da geração antiga fazia uso de um propulsor TSI de 2.0 litros EA211 de antiga geração, o qual tinha a capacidade de gerar 211 cavalos de potência e torque 28,6 kgfm e atingia a marca de 7,5 segundos para sair do 0 chegar aos 100 quilômetros por hora. Caso o seu desempenho que próximo disso, o VW Jetta GLI conseguirá o posto de sedan médio mais veloz do mercado brasileiro.

Ainda que tenha sido flagrado, na Argentina, com bem pouca camuflagem, a montadora Volkswagen não tinha feito nenhuma aparição oficial do modelo, entretanto o modelo apareceu em teaser e irá estrear agora neste mês. É possível visualizar o desenho diferenciado do novo Jetta. Seus faróis full são com lâmpadas em LED e irão utilizar projetores auto-ajustáveis, sua grade irá receber a famosa sigla GLI, além de um filete na cor vermelha, e também ostentará em sua parte traseira dois escapes cromados vistosos.

Na parte interna, a versão esportiva será diferenciada também. Seu volante possui base reta e será parecido com o presente no Golf GTI, além de ser revestido com couro e possuir costuras vermelhas pespontadas. Terá também uma plaquinha, na parte inferior, com a marca GLI. Já seus bancos, também em couro, irão contar com apoios maiores nas partes laterais, além dos ajustes elétricos, que foram descartados nas variantes R-Line e Comfortline.


A lista de itens receberá também um grande upgrade. A variante esportiva ainda deverá agregar os seguintes equipamentos: assistente de permanência em faixa, alerta de ponto cego em seus retrovisores, os quais, hoje, não se encontram disponíveis no sedan. Um outro equipamento importante que acaba por faze bastante falta no novo VW Jetta são os difusores para os ocupantes do banco de trás, pois não existem saídas de ventilação destinados a esses passageiros.

Além de todas essas melhorias citadas, o novo Jetta GLI, com certeza, não será muito barato. Ainda não se tem uma noção exata quando se trata do valor a ser praticado pela montadora na versão, porém é bem provável que o veículo ultrapasse com tranquilidade a cifra de R$ 140 mil, tendo como base o preço sugerido para o Golf GTI, que inicia sua comercialização em R$ 143.790. Sendo assim, o Jetta irá ficar mais próximo ainda do seu irmão mais velho, o Passat.

Por Filipe Silva

Volkswagen Jetta GLI 2019

Volkswagen Jetta GLI 2019

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *