Como Consultar Pontos e obter 2ª Via da CNH




Confira as respostas a algumas dúvidas mais comuns sobre a CNH.

Todos sabem que a Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, é o documento que dá a autorização oficial para a condução em todo o território nacional de veículos automotores. O responsável pela emissão do documento para os motoristas que forem habilitados é feito pelo Departamento de Trânsito de cada Estado, o Detran, que tem a autoridade de cassar a mesma em caso de excesso de multas. Porém, algumas dúvidas são muito frequentes quando o assunto vem a tona. Por isso, nós selecionamos algumas das mais comuns para que não fique nenhuma lacuna sobre o assunto. Vamos a elas.

Como faço para consultar as multas e pontos de uma CNH?

Para quem busca informações sobre a consulta de pontos de sua CNH, é preciso saber que essa é realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito, podendo ser feita de três formas distintas. A primeira consulta aos pontos ocorre de forma pessoal e em um posto do Detran mais próximo ao condutor, lembrando que é preciso estar com a carteira de habilitação em mãos. Vale ressaltar que os familiares também poderão realizar essa consulta, desde que possuam uma cópia simples (não precisa ser autenticada) da habilitação e um comprovante original que comprove o parentesco.


Já a segunda forma de consulta é pela internet, no site do Detran. E, por fim, ainda é possível acessar a pontuação de sua CNH no app do Sistema de Notificação Eletrônica, o SNE.

Com que pontuação a CNH é suspendida?

É importante salientar que o número máximo de pontos que é permitido em uma CNH é 19, uma vez que a partir dos 20 pontos já pode ser instaurado um processo para a suspensão da mesma. Porém, para quem atua como motorista profissional, há uma brecha que diminui esse limite para 14 pontos, sendo considerada uma situação diferenciada das demais.

Para aqueles que possuem a Permissão para Dirigir, a PPD, é preciso ainda mais atenção aos tipos das infrações que comente, uma vez que somente poderá solicitar a sua CNH definitiva caso não tenha cometido uma infração considerada grave, gravíssima ou, ainda, se não for reincidente em uma infração de nível média.


A pontuação é acumulada em uma carteira por um período de um ano. Sendo assim, esses pontos têm validade de 12 meses, partindo do dia da ocorrência da infração. Passado esse período, os mesmos expiram.

Como obter a CNH Digital?

É possível que o motorista solicite a sua CNH Digital de Trânsito pelo aplicativo. Esse é totalmente gratuito e está disponível somente para quem já possui o novo modelo de carteira de habilitação, que conta com um QR Code no verso da mesma. Assim que o aplicativo estiver instalado, é necessário seguir alguns passos que aparecerão na tela para a habilitação da mesma. Fique ligado e faça tudo de acordo com o solicitado.

Uma CNH vencida vale como documento?

Desde o ano de 2017, está vigente uma lei que garante a viabilidade de que a CNH vencida seja utilizada como um documento de identificação. Na ocasião, o Conselho Nacional de Trânsito, o Contran, entendeu que a carteira pode ser utilizada como um documento para identificação da pessoa física em todo o território nacional, mesmo que isso ocorra após a expiração da data de validade da mesma. A justificativa utilizada pelo Contran é de que o documento se refere somente ao prazo em vigência do exame de aptidão mental e física, valendo ainda assim como identificação da pessoa.

Como solicitar 2ª via de CNH?

A segunda via da CNH é feita pelo Detran, o órgão responsável pela emissão da mesma. É cobrada uma taxa pela realização do serviço. Para a realização da via, o requerente precisa apresentar o boletim de ocorrência que informa sobre a perda do documento original e seus documentos pessoais. Vale lembrar que a solicitação pode ser realizada pela internet, no portal destinado ao Detran do seu Estado.

Por Kellen Kunz

CNH



Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *