Renault Triber – Lançamento, Características





Novo Renault Triber poderá transportar até 7 passageiros e tem previsão de ser lançado no Brasil.

O Renault Triber finalmente foi revelado. Depois de muita expectativa, a Renault trouxe a público seu carro que pode transportar até sete passageiros, tanto que foi classificado como “a minivan do Kwid”.

Foi desenvolvido especialmente para o mercado indiano, ao menos inicialmente. Inclusive, você deve se lembrar que a fábrica usou a mesma estratégia com o veículo que lhes inspirou a minivan compacta. O Kwid foi lançado em 2015, apenas na Índia e – na época – não havia previsão de chegada ao Brasil. Dois anos depois, em 2017, o modelo chegava ao mercado brasileiro.




Existem grandes indícios de que a Renault esteja utilizando a mesma estratégia e, dentro de um ou dois anos, já seja possível encontrar o Triber no Brasil. Ficou curioso para conhecer o modelo? Veja quais são suas especificações já reveladas:

Especificações do Renault Triber

Dentre as principais especificações do novo modelo produzido pela Renault, estão o motor 1.0 (de três cilindros), o comprimento do veículo, de 4 metros e a potência: são 71 cv. O torque fica em 9,8 kfmg. Não é considerado um carro de altíssimo desempenho, porém cumpre bem a função de veículo de passeio.


Apesar da marca ter deixado claro que o carro transporta – confortavelmente – até 7 passageiros, seu comprimento surpreende, já que chega a ser menor que o Volkswagen Polo.

O Triber funciona como uma minivan, porém seu visual lembra um utilitário comum, que vemos circulando pelas ruas. O motor com que chega ao mercado é o 1.0 aspirado, porém, a Renault já informou que no próximo ano pretende atualizá-lo para o 1.0 SCe turbo.

A altura do Triber é de 1,64 metros e o entre-eixos fica na casa dos 2,64 metros. Quando comparado a outros utilitários, é realmente maior. Seu peso tem pouca diferença, no total são 947 Kg.

O câmbio chega ao mercado em duas opções, pode ser manual, oferecendo até cinco marchas, ou automático.

Já a capacidade do porta-malas é variável, exatamente pela possibilidade de poder levar mais passageiros que um carro tradicional. Se estiver sendo utilizado apenas por cinco pessoas, existem 625 litros para serem utilizados no porta-malas. Agora, se estiver na capacidade máxima, este espaço diminui um pouco, mas ainda continua sendo aproveitável.

Dentro do carro há também um visual mais moderno, os bancos da terceira fileira (que permitem carregar os sete passageiros) são removíveis, segundo a Renault, fáceis e práticos de serem instalados.

O painel é digital, contando com tela multimídia de 8 polegadas, há a câmera de ré, que ajuda a fazer a baliza e até mesmo estacionar em qualquer lugar e para dar a partida não é necessário usar chave. É um carro relativamente modernizado e prático para quem tem família grande.

Semelhanças e diferenças com o Kwid

Algo que a Renault deixou claro é que se inspirou no Kwid para criar o Triber, tanto que este já vem sendo chamado de “irmão maior” do Kwid. As semelhanças são muitas, incluindo a dianteira em formato de U conectada aos faróis.

O motor é o mesmo, 1.0, com três cilindros. Já a potência teve pouca alteração. O Kwid conta com 70 cv, o Triber com 71cv. O torque é o mesmo, 9,8 kfmg. No comprimento do veículo, algumas diferenças, afinal, o Triber precisa ser maior, para acomodar tranquilamente os sete passageiros. No Kwid, o comprimento é de 3,68 metros.

Em relação à altura e capacidade do porta-malas, também são diferentes, já que o Kwid é um modelo mais compacto e transporta até 5 passageiros. São 1,47 metros contra 1,64 metros no Triber.

O porta-malas também tem suas diferenças, principalmente se for levado em conta apenas cinco pessoas dentro do carro. O Kwid tem apenas 290 litros contra 625 litros do Triber.

Por que o Triber poderia vir para o Brasil?

A chegada do Triber ao Brasil é quase certa por dois motivos. Primeiro porque, ao lançar o Kwid, a Renault utilizou a mesma estratégia, de colocar o veículo inicialmente apenas no mercado indiano. Dois anos depois, o Kwid já estava em terras brasileiras.

Segundo que, a própria marca já anunciou que tem interesse em trazer a minivan compacta para a América Latina, então, em breve veremos o Triber no Brasil.

Por Stephanie de Quadros

Renault Triber

Renault Triber

Renault Triber

Renault Triber

Renault Triber

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *