Picapes Mais Vendidas no Brasil – Junho 2019





Fiat Strada dobra volume de vendas no último mês. Saveiro teve queda de 13% nas vendas.

A atual pesquisa estatística realizada no segmento automobilístico, especificamente na venda de caminhonetes, apontou significativo impulso e retrocesso comercial.

Deste modo, o histórico aponta que as vendas das picapes no mês de junho registraram uma breve redução, em torno de 0,9%, com relação a este mesmo período no ano de 2018, que somou a contagem de 27.900 unidades comercializadas dentro de duas séries categóricas.




O modelo típico de entrada, a Picape Strada tornou-se muito popular nas vendas, ocupando o lugar de destaque, repetindo a dose do ano passado. Este modelo vendeu basicamente o dobro em relação à segunda colocada, sendo esta a versão icônica da Fiat, que se tornou a preferida numa escala de 6.417 dos consumidores, ou seja, em torno de 17,2% a mais diante do mesmo período de 2018.

A versão VW Saveiro, entretanto, sofreu uma significativa perda na competição, baixando suas vendas em até 13%. Mas, para fechar essa lista dos maiores destaques, citamos a nova versão, carro chefe dessa categoria de veículos, que é o modelo Chevrolet Montana, o qual também sofre um leve queda nas vendas, em torno de -8,4%, sendo essa estatística o fechamento de seu pior mês comercial, desde o início de fevereiro.


Os grandes modelos, dentro desta concorrência, abrangem o Toro, que sofreu leve queda, em torno de 10,5%, registrando o período de enfraquecimento nas vendas, desde o mês de fevereiro. O modelo que registrou pequeno aumento nas vendas, em torno de +2,4%, foi a picape Toyota Hilux, que fez frente à vantagem que levava, até então, o modelo da Fiat.

Mesmo assim, depois de se verificar a tendência de aumento nas vendas, dentro de período que compreende anos, a partir do bom resultado registrado na 1ª quinzena, o modelo Chevrolet S10 acabou perdendo muito de seu fôlego no comércio competitivo, na última semana do mês de junho, em torno de -4,9%.

Algumas companhias, apesar da crise, se mantém firmes, como é o caso da Ford. A partir do quarto lugar, desde o mês de maio, registrando leve queda de -1,8%, o modelo Ford Ranger passou a liderar com mais 300 unidades à frente do modelo VW Amarok. O modelo Renault Duster Oroch começou a vender novamente, depois de um período no limbo, desde o mês de agosto de 2018.

O modelo Mitsubishi L200 começou a subir nas vendas, seguido do Nissan Frontier, que registrou grande avanço dentro das duas categorias, em torno de +34,9%.

Liderando com elevação de quase 12% no primeiro semestre deste ano de 2019, o modelo Strada segue vendendo bem, registrando quase o dobro no comércio do modelo Saveiro, que desceu em até 14,5% das aquisições no mercado oficial. Em 2018 a mesma picape vendeu mais.

O modelo veterano Montana está começando a surpreender depois de avançar assombrosamente em torno de 20% ou mais.

O comércio das grandes picapes, tais como a S10, por exemplo, tornou-se, no presente ano, o único modelo Top Five que registrou queda nas vendas, em torno de -8,9%. Entretanto, liderando em quase 30% de unidades vendidas nesta categoria, está o modelo Toro, que, mesmo assim, não chegou a avançar tanto diante do modelo que é o vice-líder, a Hilux. Esta diferença na estatística de vendas, entre os dois últimos modelos citados, parece indicar que não haverá significativas mudanças até o mês de dezembro.

Nessa competição minuciosa, indica que o modelo Ranger mantém-se à frente do Amarok que, no entanto, tem tempo de recuperar-se nesse segundo semestre. O modelo Duster Oroch e o L200 estão em baixa diante do Frontier, que segue liderando numa escala de 11,5%.

Paulo Henrique dos Santos

Compartilhar:


Quer deixar um comentário?

Seu e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *