Manutenção do Cinto de Segurança – Dicas

Categorias: Carros - Cinto de segurança - Dicas - Manutenção - Notícias

Saiba os principais cuidados que se deve ter com o cinto de segurança e entenda como é sua manutenção.

O cinto de segurança é um dos itens mais importantes do carro. E infelizmente muitas pessoas ignoram o seu uso no dia a dia e até mesmo em viagens mais longas. Esse tipo de atitude só vai gerar oportunidades para causar transtornos que podem ser simples ou graves. Em relação a acidentes de trânsito, a maioria dos casos de óbitos é pela falta do uso do cinto de segurança na hora do acidente. Entenda um pouco mais sobre a importância do uso do mesmo e sobre a sua manutenção.



Somente o uso de qualquer cinto de segurança é o suficiente para a proteção dos ocupantes do carro?

Normalmente quando compramos um carro, ele já vem com o cinto de segurança. Se esse carro for novo, é claro que esse item deve estar funcionando 100%. Mas, pode ter alguns casos que o cinto possa ter algum problema e isso será observado por alguém que o use com frequência. Já para as pessoas que compraram um carro usado, o ideal é ter atenção redobrada às condições do cinto de segurança, pois geralmente as pessoas não fazem a manutenção desse item e isso é muito perigoso.

Quando devo fazer a manutenção do cinto de segurança do meu carro?

Essa é uma pergunta que pode estar rondando sua cabeça nesse exato momento. E mesmo parecendo tão óbvio, essa não é uma resposta tão simples para muitas pessoas. É claro que a manutenção precisa ser uma coisa a ser feita sempre e nunca ignorada. E a melhor forma de saber isso é observando esse item com calma. Ver os pontos de desgastes e como está a costura das fivelas e principalmente o estado da trava. Esses dois pontos são cruciais para ligar o alerta e saber que é hora de levar seu carro para fazer a manutenção desse item.

Veja o tempo ideal para trocar o cinto de segurança

Algumas pessoas se sentem completamente inseguras quando se trata da hora de trocar esse item. E para não deixar a dúvida consumir a sua cabeça, basta apenas saber se já existe algo que não está legal nesse item e se vale mesmo fazer uma manutenção. Às vezes é melhor trocar de vez e colocar um cinto de segurança novo, pois a segurança dos ocupantes do carro não tem preço e é de responsabilidade do dono do carro também.



Faça a manutenção do cinto de segurança em um local seguro

Quando é decidido que é a hora de fazer a manutenção do cinto de segurança, também é a hora de escolher o melhor local para fazer isso. Então pesquisar e ter boas indicações de profissionais e autorizadas é a melhor opção. Não escolha locais desconhecidos e que façam preços abaixo do mercado, pois o barato pode sair muito caro no final das contas.

Dicas para conservar o cinto se segurança

Pode até parecer bobagem, mas o cinto de segurança deve ser usado de forma correta e é preciso ter atenção à forma como ele é usado. Muitas pessoas não se ligam nisso, porém, algumas atitudes podem danificar rapidamente o uso do cinto. Veja abaixo quais são elas:

– Retirar o cinto de segurança de forma brusca

– Forçar a trava bruscamente

– Puxar o cinto com muita força e sem necessidade

– Colocar objetos pesados em cima do cinto de segurança

– E muitos outros.

Todos os condutores e donos de carro devem saber que o cinto de segurança é fundamental para segurança do carro. E manter esse item funcionando perfeitamente, é o que vai fazer a diferença na hora de um possível acidente. Por isso o ideal é ficar de olho na manutenção do mesmo.

Por Cristiane Amaral



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *