Audi A3 2020 – Especificações, Nova Geração no Brasil



Em sua quarta geração, o A3 tem interior de luxo e desenho agressivo.

O Audi A3 é produzido há 24 anos (desde 1996) e já ganhou milhões de corações ao redor do mundo. A quarta geração do hatch estava prestes a ser lançada no Salão de Genebra agora em março de 2020. Porém, devido ao surto do coronavírus e ao limite de 1.000 pessoas em aglomerações que a Suíça impôs, o evento foi cancelado.

Apesar de ter esse evento cancelado, a quarta geração do A3 já está confirmada para o Brasil, diferente do Volkswagen Golf, que ainda não tem confirmação de sua oitava geração no maior país da América do Sul.



Devido ao cancelamento do evento de apresentação, a montadora alemã apresentou o carro na Alemanha mesmo, mas não foi possível ver mais do que a carroceria hatch do automóvel. O Brasil, a versão local da Audi diz que o veículo estará disponível em algum momento, mas não sabe dizer exatamente quando.

O que mudou no visual

A quarta geração do hatch traz tecnologia para a década de 20 do século 21 (década que começou há pouco mais de 2 meses), trazendo lanternas com tecnologia LED sequencial. Isso faz uma enorme diferença para o visual. A grade está em um tamanho maior.



O LED também está presente no farol, dando ainda mais um ar moderno que a década de 20 pede. Carbono e alumínio é a composição da nova manopla. Também há outros componentes novos, como o próprio volante e painel de instrumentos.

Dimensões do hatch

Por incrível que pareça, a briga dos hatches premiums, quando se trata de preço, é com os SUVs! A diferença é o tamanho dos automóveis, que servem públicos diferentes. O novo A3 ficou maior. Ele tem:

  • Comprimento – 4,34 m
  • Largura – 1,82 m (sem contar retrovisores)

Há um crescimento de pouco mais de 30 mm em relação à geração anterior. Mas nem tudo mudou. A altura e a distância entre eixos não sofreram alterações, com 1,43 m e 2,64 m, respectivamente. Isso corresponde somente a 40 mm a mais que o novo Q3. A capacidade do porta-malas fica entre os 380 L e 1.200 L.

Motor

Com tração nas rodas dianteiras, o novo A3 terá versões manuais de 5 velocidades ou S-Tronic de 7 velocidades. Na Europa ele vai ter três versões de motor:

  • 1.5 L turbo a gasolina com potência de 112 kW (150 cv), que é igual à potência da nova geração do Golf!
  • 2.0 L turbo a diesel com 86 kW (116 cv)
  • 2.0 L turbo a diesel com 112 kW (150 cv)

Os carros com os motores mais fortes (os de 112 kW de potência) a suspenção traseira é do tipo Multilink, diferente da versão a diesel de 86 kW, que conta com um conjunto independente na parte da frente e eixo de torção na parte traseira. Um opcional interessante será a suspenção adaptativa a ar, que é capaz de abaixar a carroceria em até 1 cm.

Tecnologia

O A3 Sportback tem uma tela sensível ao toque de 25 cm (10,1 polegadas) de diagonal. Já o painel de instrumentos conta com um “Cockpit virtual” de 31 cm (12,3 polegadas), ele tem algumas funções já conhecidas e muito divulgadas pela montadora. Por exemplo, o mapa de navegação estendido, que toma conta da tela inteira. De acordo com a Audi, o multimídia dessa nova geração tem 10 vezes a capacidade computacional do multimídia da geração anterior. O novo já tem Wi-Fi disponível. Uma novidade muito interessante e confortável é a possibilidade de armazenar memórias de utilização de até seis pessoas. Os gostos de cada pessoa ficam salvos para quando ela for utilizar o carro. Posições dos assentos e controle de temperatura são exemplos do que pode ser memorizado.

Por Bruno Rafael da Silva

Audi A3 2020

Audi A3 2020

Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *