Possível Novo Uno 2022

Categorias: 2022 - Fiat - Notícias - Novo Uno - Rumores

Uno pode estar prestes a ganhar revitalização. Confira.

Um clássico da indústria automobilística pode estar prestes a ganhar nova edição, depois de passar um bom tempo desprovido de atualizações.



Depois de anos, a linha Fiat Uno está próxima de ser agraciada com nova geração, para lançamento no ano de 2021. Conforme o entendimento de alguns especialistas, a produção desse novo veículo poderá se dar sobre a plataforma MP1, na qual se faz a montagem do modelo Fiat Argo. Essa linha de produção, muito provavelmente, será continuada na cidade de Betim, Estado de Minas Gerais.

Nessa perspectiva, a dedução é que o modelo terá um design diferente, embora respeitando as linhas que definem o formato exterior do Centoventi, exibido no ano passado, 2019, no Salão de Genebra. O Fiat Uno é considerado uma espécie de equivalente brasileiro da série italiana Fiat Panda. Entretanto, por conta da pandemia que afetou os negócios em todo o planeta, esse novo lançamento não virá antes do ano que vem.

Assim, a produção de uma nova geração para o clássico Fiat Uno sofreu uma severa interrupção, embora os gestores da FCA estejam convictos de que esse projeto deva seguir em frente. As motivações para isso são, pelo menos, duas:



De um lado, o modelo Uno passou por um longo processo de envelhecimento, não recendo qualquer atualização na unidade de Betim, que se dedicou integralmente à linha Fiat Mobi.

De outro lado, a série Mobi não se tornou campeã em vendas no mercado automobilístico, tal como os administradores da empresa esperavam. Mesmo assim, este último registrou o triplo de vendas em relação ao Uno.

Por esses resultados é que a companhia não desativa sua produção. Os modelos compactos são todos produzidos a partir dessa matriz estrutural.

Entretanto, o projeto para o New Fiat Uno é muito mais ambicioso, porém, segue na incerteza diante da crise pandêmica. Especialistas do site oficial Autos Segredos preveem que a geração 2021 do Uno poderá marcar a estreia de novos aços empregados na fabricação, sendo mais flexíveis, leves e resistentes, tornando o veículo mais eficiente e seguro.

O pacote integral resultará em um automóvel de alta categoria, possivelmente munido de motor tipo 1.0 turbo, em três cilindros, com capacidade de entregar até 115 CV na potência. A perspectiva é boa e o projeto é totalmente viável, embora, seja necessário manter tudo em suspenso por enquanto. Existe o risco de essa meta não ser levada adiante, dado o atraso econômico no momento, porém, e necessário aguardar mais atualizações nesse sentido.

Existem fotos na internet que apresentam o novo Fiat Uno, como protótipo, em cores e versões variadas. Mas, nada concreto até o momento.

Conforme o que foi declarado pelo representante da CEO da FCA, no continente latino americano, e dirigido aos especialistas da página Autos Segredos, a próxima geração de modelos Uno deverá estar muito mais preenchida de novas tecnologias, acessórios e demais atrativos para poder entrar na linha de competição, no mercado. Agora, com a presença do Covid e com o mercado lento, há mais tempo para aperfeiçoar o projeto ou até abortá-lo.

Houve uma queda significativas nas vendas, portanto, a nova geração do Uno segue mais como um ideal do que algo real. Entretanto, essa crise atinge a atual produção do Fiat Uno.

Hoje, a série da Fiat Uno está em baixa posição, sendo o 35º modelo de passeio que mais vende em território brasileiro. O parceiro Fiat Mobi apresentou maior número de vendas, subindo da 14º para a 12º posição, contando com 53.444 unidades vendidas, no ano passado, além de registrar mais 14.446 no início do primeiro semestre deste ano de 2020.

Protótipo Centoventi, exibido no Salão de Genebra de 2019



Outros Conteúdos Interessantes

1 Comment





Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *