O Que é Proteção Veicular? Como Funciona?

Categorias: 2021 - Notícias - Proteção Veicular - Segurança - Seguro de carros

Saiba aqui o que é e como funciona a Proteção Veicular.

A compra de um automóvel sempre será a aquisição de um patrimônio, não importando se ao compra-lo você está simplesmente realizando um desejo ou adquirindo um veículo que vai trazer um benefício para sua atividade profissional. Por este motivo, sempre haverá uma preocupação em relação a proteger este patrimônio contra situações que podem ocorrer, tais como: furtos e acidentes, incêndios e outros. A forma escolhida para essa proteção deve ser escolhida sempre com bastante cuidado e reflexão.



Para muitas pessoas, talvez não esteja muito clara a diferença entre a proteção veicular e o seguro automotivo. O que em princípio pode parecer a mesma coisa, na verdade apresenta diferenças significativas e deve ser levada em conta na hora de optar por uma delas. A proteção veicular, por ter um custo menor em relação ao cobrado pelas seguradoras, é a opção muitas vezes escolhida pelos donos de automóveis, mas antes de decidir por uma das duas, o proprietário do veículo deve analisar o custo/benefício de cada uma.

Quais as diferenças entre proteção veicular e seguro automotivo?

A primeira diferença a se saber é que as seguradoras são empresas com fins lucrativos e, portanto, o segurado estabelece com elas uma relação de cliente; já as cooperativas que oferecem a proteção veicular são associações em que, de acordo com a lei, o lucro não deve ser visado. Ao fechar acordo assinando um contrato com uma cooperativa que oferece a proteção veicular, você se torna um dos membros da associação. O valor que cada membro paga é usado para formar um fundo, e este é usado para fazer os pagamentos para todos que são integrantes dessa cooperativa em caso de haver roubo, acidente e incêndio.

A outra diferença está ligada ao valor cobrado por cada uma. As apólices de seguro normalmente têm um valor maior e levam em conta fatores como sexo do segurado, idade, entre outros. Mas também podem oferecer uma cobertura maior em casos de sinistro, oferecendo também serviços que a associação por vezes não oferece. Ao se fazer um seguro, se adquire uma apólice e esta apólice pode ser paga em cota única ou de forma parcelada.



A proteção veicular, que tem um custo menor, não muda de acordo com o sexo, idade e por vezes, o número de associados que a cooperativa possui pode influenciar no valor. Quanto mais membros, maior é o fundo e, portanto, a mensalidade a ser paga por cada um pode ser mais baixa. Mas este também não é o único fator a influenciar no preço das mensalidades. O acordo é feito através de contrato.

Regras e condições

Todas as regras e condições devem ser explicitadas no contrato de proteção veicular. É neste documento que deve constar todas as regras a serem seguidas pela cooperativa e também pelo associado.

No caso das seguradoras, as normas estão todas na apólice. Ali devem constar os direitos e também os deveres – tanto os da seguradora como do cliente.

Que regulamento devem seguir as associações que oferecem proteção veicular?

A proteção veicular deve seguir o que diz o Código Civil e a Organização de Cooperativas Brasileiras (OCB), que é o órgão responsável por estabelecer as regras de cooperativas. Já as seguradoras devem seguir as regras determinadas pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e também pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). São estes órgãos que devem garantir os direitos do segurado.

Para optar por serviço de proteção veicular, é importante se informar bem a respeito de todos os detalhes como prazos para atendimento e serviços oferecidos. Além disso, verificar a idoneidade da cooperativa e sua reputação também é indispensável. A assinatura do contrato só deve acontecer depois de uma boa avaliação sobre as vantagens que esta oferece. Decidir se esta é a melhor opção vai depender de cada caso.

Henri Silva



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *