Citroen C3 2022 – Características, Lançamento no Brasil

Categorias: 2021 - 2022 - Características - Carros - Citroen - Ficha Técnica - Lançamentos - Notícias

O novo Citroen C3 deve chegar ao Brasil até o final deste ano.



Já faz algum tempo que rumores a respeito do lançamento de um modelo 2021 para o Citröen C3 circulam entre os principais sites que se dedicam ao automobilismo no Brasil. De acordo com as informações veiculadas até o presente momento, a fabricante se uniu à Peugeot para informar que o novo veículo está realmente sendo desenvolvido.

De acordo com o comunicado feito à PSA, o objetivo é atualizar a linha C3. Também foi informado nessa ocasião que o hatch será repaginado. Além disso, a Citröen também aproveitou a oportunidade para dar notícias a respeito de outros modelos e informou que tem planos de lançar um SUV para a sua linha.

Conforme o destacado, o Citröen C3 2021 é apenas um projeto até o presente momento. Portanto, citar as suas principais características é complicado. O momento atual é de incertezas, visto que a marca não divulgou muito além do citado e da sua pretensão de lançar o veículo até o final desse ano.

Além disso, existem motivos para acreditar que o nome C3 pode acabar sendo substituído uma vez que o novo modelo fique pronto. Os canais oficiais ainda não deram muitas informações a respeito disso, mas o fato em questão vem sendo especulado por uma série de sites especializados na cobertura do mundo automobilístico.



De acordo com o que se sabe até agora, a PSA chegou a fazer um registro relativo ao C3 em sua terceira geração, juntamente com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial. A autarquia em questão, no Brasil, é responsável por assegurar os direitos de propriedade intelectuais para as indústrias.

Devido aos fatos destacados, a PSA acabou acenando para a possibilidade de que o novo C3 deve, sim, chegar ao Brasil. Entretanto, existem fontes que afirmam que o registro tem como objetivo apenas proteger o design do carro, assegurando que ele seja de propriedade da Citröen em qualquer lugar, mas não necessariamente indica que o novo modelo será lançado no território nacional.

Vale ressaltar que a plataforma Common Modular Plataform, conhecida pela sigla CMP, deve servir como estrutura para o novo Citröen C3. A informação em questão foi veiculada em vários sites especializados, que chegaram a falar também sobre o fato de que a CMP foi projetada juntamente com a montadora chinesa Dongfeng, que possui ações da PSA.

De acordo com o explicado pela Peugeot, que também é responsável pela fabricação do C3 juntamente com a Citröen, a CMP pode ser considerada mais tecnologia e mais modular. Portanto, a plataforma em questão pode ser aplicada em vários modelos distintos de carros.

É possível afirmar que essa é a mesma plataforma que apareceu no Peugeot 208, na segunda geração do automóvel. Além disso, é sabido que a fábrica brasileira da PSA está sendo atualizada para se tornar apta a produzir a matriz modular do CMP. A fábrica em questão se localiza na capital do Rio de Janeiro e atualmente é a responsável por fabricar o Citröen C3.

Também é importante pontuar que vários sites especializados acreditam que o C3 CMP, que já está presente no mercado europeu, não será o mesmo trazido para o Brasil futuramente. Isso acontecerá uma vez que os custos para implementar uma variação simplificada da matriz modular e oferecer um carro que esteja mais dentro das condições dos brasileiros, não será possível.

Portanto, é possível destacar que o novo Citröen C3 que chegará ao Brasil deve se assemelhar mais à versão vendida na Índia. Inclusive, alguns portais de notícia chegaram a especular que a versão brasileira do carro seria produzida pelos engenheiros indianos da PSA. O motivo para essa especulação está ligado a uma imagem que mostra o carro transitando pelas ruas da Índia com a camuflagem típica de veículos que estão passando por testes.

Por Nayara Silva Guimarães



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *