O novo modelo não vai apresentar mudanças significativas no design, mesmo assim, está saindo das unidades industriais munido de um conjunto de faróis instalados na grade frontal e uma dupla de lanternas traseiras redesenhadas, com iluminação mais efi
Novidade na praça é o Honda BR-V 2022, cujo lançamento estava previsto para o início deste ano.
Os canais especializados não hesitaram em explicar que a estreia deste ano não vai apresentar mudanças significativas no design, mesmo assim, está saindo das unidades industriais munido de um conjunto de faróis instalados na grade frontal e uma dupla de lanternas traseiras redesenhadas, com iluminação mais eficiente. O design, embora quase o mesmo, está mais elegante, efeito de marketing.
Destaques dessa série: está equipado de boa motorização, no caso, o motor 1.5 turbo de tipo alimentado, estrutura que acaba afetando, em certa medida, o desempenho do veículo; mas, a versão está equipada de motor 1.8 que entrega bom registro no desempenho e opera por meio de um sistema de câmbio automático, o qual garante maior eficiência e segurança na condução do automóvel.
Segundo os mesmos especialistas, existe um projeto em andamento entre os engenheiros da companhia japonesa, que vai apresentar, em breve, uma versão inédita e inteiramente equipada de motor híbrido. Talvez os estrategistas da companhia estejam estudando o impacto dos modelos elétricos no Brasil, antes de apostar em um projeto dessa envergadura.
De qualquer modo, os modelos híbridos, segundo as organizações ambientalistas internacionais, são menos poluentes e menos barulhentos, embora não deixem de consumir energia, de qualquer maneira.
Mas, segundo os mesmos especialistas, a estreia que agora se apresenta está munida de tecnologias novas; ponto positivo para todas as versões no sentido de apresentar uma série de veículos que entreguem melhor desempenho, segurança, elegância, conforto, entre outras vantagens.
Segue a relação de versões da série:
A – A versão HR V (LX), motor 1.8 CVT, edição 2022;
B – A versão HR V (EX), 1.8 motor CVT, edição 2022;
C – A versão HR V (EXL) 1.8 CVT, edição 2022;
D – A versão HR V (Touring), motor 1.5T CVT, edição 2022.
Outros destaques:
Como foi explicado, está vazado, praticamente, no mesmo design. Trata-se de um clássico SUV produzido na esteira da Honda, embora retocado de leves alterações. Assim que aportar nas concessionárias, esse modelo tem grande margem de ser bem-sucedido.
Sobre o registro de consumo, conforme a região e o combustível:
A – No perímetro urbano: 7,7 km por litro, quando movido a etanol. 11 km por litro movido a gasolina.
B – Na estrada: 8,6 km por litro, quando movido a etanol. 12,3 km por litro, quando movido a gasolina.
Sobre os motores e seus respectivos desempenhos:
Esta linha do HR-V está muito bem aparelhada, conforme a versão, do motor em 1.8 (i-VTEC), escala Flex One, entregando 140 CV com gasolina e 139 CV com etanol, nos dois casos entregando velocidade de 6.300 rpm; a potência de torque registrou, nos testes, em torno de 17,3 KGFM, a gasolina, e na escala de 17,4 KGFM, a etanol, com velocidade máxima de 5.000 rpm.
O motor 1.5 turbo está suplementado do recurso turbo alimentador, que entrega baixa inércia. Este propulsor está munido de injeção direta e mais quatro cilindros que operam na alteração de tempo sobre a abertura das válvulas que processam a admissão e exaustão, ou VTC dual, e sobre a válvula Waste Gate eletrônica.
Estes motores também estão equipados do recurso comando de válvula centralizado, que funciona via tecnologia VTEC, permitindo que a válvula dita Solenóide exerça o controle sobre a válvula hidráulica, abrindo e fechando a válvula em modo eletrônico, operando a mesma função sobre a válvula de cabeçote do cilindro. Menos poluente.
O novo porta-malas tem capacidade para 437 litros e o tanque para 51 litros. Valor inicial no mercado em R$ 105.100,00.
Por Paulo Henrique dos Santos