Volkswagen ID.3 – Lançamento no Brasil, Características

Categorias: 2021 - 2022 - Características - Carros - Carros Elétricos - Lançamentos - Notícias - Volkswagen

O modelo elétrico da Volkswagen, chamado ID.3, tem previsão de ser lançado no Brasil em 2022.



O novo modelo elétrico da Volkswagen, o ID.3, será lançado no Brasil em 2022. De acordo com o site especializado em carros Quatro Rodas, a expectativa é que o hatch chegue ao mercado nacional custando cerca de R$ 250 mil. Entretanto, vale ressaltar que ainda não se tem uma data de lançamento prevista, mas o Volkswagen ID.3 chegou a ser apresentado pela montadora de forma oficial e de modo conjunto ao ID.4.

É interessante destacar que durante o evento de apresentação citado, a Volkswagen chegou a destacar que estava trazendo os carros em questão para o Brasil apenas como um teste. Além disso, a montadora falou que seriam feitas algumas avaliações. Entretanto, posteriormente, o Quatro Rodas chegou a anunciar que o lançamento aconteceria e estaria previsto para o ano de 2022.

Ainda segundo as informações fornecidas pela revista durante o anúncio, é possível destacar que o carro deve custar cerca de R$ 250 mil. Além disso, também foi informado que o ID.4, um SUV da marca alemã, chegará ao mercado somente após o lançamento do ID.3, de modo que ainda não se tem uma previsão nesse sentido.

Mostra-se válido destacar que entre as empresas do setor presentes atualmente no mercado do Brasil, somente a Volkswagen não possui um carro elétrico disponível para os consumidores. A título de comparação é possível citar que somente a Audi já conta com três destes, o e-tron GT, o Sportback, o e-tron e o Audi e-tron. Além disso, a Porsche possui atualmente dos modelos elétricos no Brasil, o Taycan Cross Turimso e o Taycan.



O cenário em questão acontece uma vez que as marcas de carro estão construindo primeiramente a infraestrutura adequada para que os carros elétricos possam ser carregados sem maiores entraves. Em um primeiro momento, a informação que se tem é que os investimentos estão sendo direcionados para as rodovias, espaços nos quais um carro descarregado poderia gerar um problema considerável. Além disso, também foi destacado que as regiões privilegiadas por esses investimentos, em um primeiro momento, serão o Sul e o Sudeste do Brasil.

Portanto, diante desse cenário de inovação, faltava somente a Volkswagen anunciar um modelo elétrico no mercado brasileiro, o que acontecerá com a chegada do ID.3. De acordo com o que se sabe até o presente momento, o hatch possui dimensões parecidas com as do Golf, e tem o espaço interior bastante similar ao do Passat.

Quando se fala sobre as versões do carro, ainda não é possível afirmar muitas coisas. Algumas empresas, como a Chevrolet, estão optando por trazer apenas um modelo das suas linhas de carros elétricos para o mercado nacional, o que aconteceu com o Bolt EUV da empresa em questão. Portanto, o mesmo padrão pode se repetir com o Volkswagen ID.3 e ele pode chegar ao mercado somente com uma versão.

Apesar disso, na Europa o carro é vendido em três modelos diferentes que conta com algumas variações quanto à sua bateria, um aspecto que deve ser olhado com cuidado por qualquer pessoa interessada em um modelo elétrico. Assim, as opções para o mercado europeu são baterias de 45kW, que oferece ao motorista autonomia de, em média, 330km; 58kW, que oferece autonomia de cerca de 420km; e, por fim, a bateria de 77kW, que proporciona autonomia de 550km.

Entretanto, é necessário aguardar posicionamentos oficiais da montadora para saber qual dessas versões será introduzida no mercado nacional, visto que todas as informações oficiais que se tem foram somente as fornecidas durante o evento de apresentação do veículo e, portanto, não se sabe muito sobre os planos da empresa para a sua entrada neste mercado.

Por Amanda Guimarães Faria



Outros Conteúdos Interessantes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



Posting....