Novo modelo é um veículo autônomo capaz de atingir 462 cv de potência.

A era da tecnologia literalmente chegou para dominar nossas vidas. O que parecia fora da realidade para alguns anos atrás, como num desenho dos Jetsons, agora se torna real. Prova disso é o novo veículo da Audi, o R8, que chega em sua versão e-tron.

O carro nada é mais do que um veículo autônomo, ou seja, ele dirige sozinho! Além de já ser um superesportivo elétrico, agora o modelo da Audi chega nessa nova versão, que dispensa a habilidade de pilotagem do motorista. A novidade foi apresentada durante o CES Asia 2015, um dos maiores eventos de tecnologia no mundo oriental.

O motor elétrico tem uma potência interessante, alcançando os 462 cavalos, enquanto o torque é de 93,81 kgfm. Com essa configuração, o Audi R8 e-tron alcança de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos. Sua velocidade máxima é de 250 quilômetros por hora.

Para que o veículo dirija sozinho, a montadora alemã introduziu diversos equipamentos de tecnologia que gerenciam o ato da pilotagem. Entre esses itens, estão diversos tipos de sensores, incluindo alguns ultrassônicos. Além disso, também conta com diversas câmeras de vídeo, radares em partes extremas do veículo e um scanner a laser.

O veículo ainda possui um computador compacto, batizado de zFAS, compondo a unidade central do carro. Essa tecnologia serve para criar uma imagem virtual com muita precisão de todo o ambiente que estiver em volta do veículo.

A parte mecânica também apresenta novidades, com um sistema eletromecânico dos freios, que tem altas taxas de recuperação depois que é ativada. Com isso, o bagageiro acaba absorvendo mais impacto se comparado com o restante do veículo.

A Audi realmente inovou ao apresentar esse conceito, porém não foi revelado se pretende lançá-lo comercialmente ou se será apenas um protótipo. Mas do jeito que anda a tecnologia, não é de se duvidar que em breve encontremos veículos assim nas ruas.

Por Felipe Villares

Audi R8 e-tron

Audi R8 e-tron

Fotos: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: