Modelo terá a transmissão EAT6, o que proporcionará uma maior agilidade nas trocas de marchas.

Pensando em solucionar o problema da falta da disponibilidade de câmbio automático moderno nos Citroën compactos, a marca francesa fez o lançamento de uma nova caixa de transmissão A/T para o veículo DS 3, denominação esta que foi dada ao antigo Citroën DS3, tendo em vista que o DS acabou se tornando um marca a parte do grupo PSA. A transmissão batizada com o nome de EAT6, oferta aos consumidores seis marchas e em princípio só será disponibilizada na versão Pure Tech 110.

Essa nova transmissão da marca promete uma agilidade maior nas trocas de marchas dos veículos da montadora em cerca de 40%, fator que sem dúvida alguma irá melhorar consideravelmente a dirigibilidade.

Para começar as suas atividades essa transmissão será associada a um motor 1.2 turbo que terá 3 cilindros, motor este que será capaz de produzir uma potência máxima de 110cv e tendo uma média de consumo bastante interessante de 21,3 km/l, contudo com a gasolina europeia.

A tendência é que sem fazer a especificação do fornecedor a Citroën poderá fazer a utilização deste câmbio composto por seis marchas também no C3 1.6, bem como nos seus derivados, fator este que pode fazer com que finalmente a atual caixa de quatro marchas utilizadas nos veículos da marca no país seja aposentada.

Convém salientar que recentemente a também francesa Peugeot, empresa pertencente ao grupo PSA, realizou o lançamento do veículo 2008 THP apenas com o câmbio manual, com a justificativa de que a transmissão At6 que equipa o modelo 408 da marca não serviria na plataforma compacta da marca, devido ao seu tamanho. Só que o detalhe é que esta nova caixa, a EAT6 serve perfeitamente no DS3, assim também podendo servir nos veículos C3, 208, Aircross, C3 Picasso, bem como no 2008. Agora o que resta é aguardar para vermos quais são os planos futuros da montadora francesa.

Por Adriano Oliveira

Citroen DS3 com câmbio automático

Foto: Divulgação





CONTINUE NAVEGANDO: